Coronavírus

Médico de Imperatriz afirma que testou positivo para o novo coronavírus

Como o teste foi feito em São Paulo, resultado não entra na lista de casos confirmados do Maranhão.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08

IMPERATRIZ - Um médico, identificado como Luciano Danda, é o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (COVID-19) na cidade de Imperatriz, a 626km de São Luís. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (26), Luciano disse que está em isolamento domiciliar e afirma que não tem sintomas da doença, mas fez o teste em São Paulo por ser do grupo de risco, já que trabalha na área da saúde. Em seguida, o médico viajou para Imperatriz, onde mora com a família e recebeu o resultado positivo do exame.

Leia também: Segundo a SES, os 10 casos de coronavírus no Maranhão são de São Luís

“Infelizmente vim pra cá no fim de semana, assintomático, e me ligaram ontem à noite. Eu mantive todos os cuidados como o uso de proteção individual, mesmo sendo um caso assintomático. Viajei utilizando máscara, álcool em gel e não estive compartilhando nada com ninguém. Tenho me mantido em quarentena e assim vou me manter pelos próximos 15 dias, como é orientado pelo Ministério da Saúde. Eu estou bem, como falei, assintomático”, afirmou Luciano Danda.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Carlos Eduardo Lula, o resultado positivo de coronavírus de Luciano Danda não vai entrar na lista de casos confirmados da doença no Maranhão, já que o teste foi realizado em São Paulo. O secretário, entretanto, confirmou que o médico será monitorado por equipes do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS).

“Esse caso do médico a gente vai entrar em contado com ele hoje, para ver se ele precisa de alguma ajuda nossa. Ele é residente em São Paulo, trabalha em São Paulo e fez o teste lá. Ele viajou para Imperatriz para ficar com a família e recebeu o resultado já estando na cidade de Imperatriz. Nesse caso, o caso conta para São Paulo e não para o Maranhão. Mas a gente vai entrar em contato com ele e colocar a vigilância epidemiológica do estado à disposição, para caso ele precise de alguma coisa", disse Carlos Lula.

A Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) informou, nesta quinta-feira, que dois novos casos de coronavírus foram confirmados no estado nas últimas 24 horas. Os pacientes foram registrados em São Luís: um homem de 55 anos, com histórico de viagem para Europa (Holanda, França e Bélgica), e uma mulher de 28 anos, com histórico de viagem para São Paulo.

Por uma inconsistência do sistema, a mulher foi inicialmente apontada como moradora de Imperatriz, mas ela, na verdade, é residente em São Luís, onde foram registrados os 10 casos no Maranhão até agora. Oficialmente, Imperatriz não tem casos confirmados de Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.