Previsão do tempo

São Luís terá chuva acima da média no mês de abril

Segundo o Núcleo Geoambiental da UEMA, a previsão do núcleo é de fortes chuvas nessa primeira semana do mês.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Segundo o núcleo geoambiental, as chuvas podem acontecer em locais isolados da ilha. Foto: De jesus / O Estado
Segundo o núcleo geoambiental, as chuvas podem acontecer em locais isolados da ilha. Foto: De jesus / O Estado

SÃO LUÍS – As chuvas dos últimos meses tem causado danos em várias áreas de São Luís, e o mês de abril, segundo Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), não será diferente. A previsão do núcleo é de fortes chuvas nessa primeira semana do mês.

Segundo o núcleo geoambiental, as chuvas podem acontecer em locais isolados da ilha, e podem vir acompanhas de trovoadas e rajadas de vento durante a noite e madrugada.

Chuvas têm causado transtornos em diversos locais do Estado também. Foto: Reprodução
Chuvas têm causado transtornos em diversos locais do Estado também. Foto: Reprodução

Leia também:

Chuva deixa várias famílias desabrigadas em Davinópolis

Forte chuva deixa ruas e avenidas alagadas em Imperatriz

Deslizamento na Vila Bacanga deixa moradores desabrigados

O mês de fevereiro registrou 437 milímetros, ficando 36% acima da média. Já março, ultrapassou os 635 milímetros, 40% acima da média de precipitação normal do mês, que é de 462 milímetros. Vale destacar que março de 2019 já é o sétimo mais chuvoso na capital do Maranhão desde 1971. E para abril, o esperado são 476 milímetros, mas, se as tempestades prosseguirem de maneira intensiva esse número será ultrapassado facilmente.

Veja abaixo a previsão para São Luís, segundo o site Clima Tempo:

Previsão para primeira semana de abril. Foto: Reprodução/ Clima Tempo
Previsão para primeira semana de abril. Foto: Reprodução/ Clima Tempo

Outras cidades no Estado:

Algumas cidades do interior do Estado também têm enfrentado muitos problemas com as fortes chuvas. Um temporal caiu na madrugada na Região Tocatina, e castigou a cidade de Davinópolis deixando diversas famílias desabrigadas.

Em Imperatriz, o temporal deixou a avenida Pedro Neiva de Santana inundada. E a previsão é de mais chuvas durante todo o dia, de acordo com o site Clima Tempo. A probabilidade de chuva é 90%, que pode ocorrer a qualquer hora do dia.

Nos municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras, existe a ameaça de inundação do rio Mearim, atualmente com 5,49m e com tendência de baixa. A última enchente que atingiu as duas cidades foi registrada em abril de 2018.

Dicas da PRF:

A Polícia rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) alerta para o perigo de dirigir nas estradas durante o período chuvoso. A chuva é uma condição adversa, que diminui o atrito do pneu com o asfalto, diminui a visibilidade e por isso exige cuidados especiais dos motoristas.

A fim de evitar acidentes de trânsito neste período chuvoso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta aos condutores que redobrem a atenção e dirijam o veículo com cuidado sobre pista molhada. Os acidentes que ocorrem sob chuva, geralmente são provocados pela diminuição da visibilidade, falta de atenção e velocidade incompatível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.