Liberada

Indígenas desocupam Estrada de Ferro Carajás no Estado do Pará

Bloqueio impediu a circulação do trem de passageiros.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Reprodução/Internet)

BOM JESUS DO TOCANTINS - Em nota, a Vale informa que os indígenas do Povo Gavião, da Terra Mãe Maria, desocuparam, no início da tarde desta quinta-feira (26), a Estrada de Ferro Carajás, em cumprimento a um mandado judicial.

Veja a nota na íntegra:

"A Vale informa que indígenas do Povo Gavião, da Terra Mãe Maria desocuparam no início da tarde de hoje, 26/2, a Estrada de Ferro Carajás, em cumprimento a mandado judicial. O bloqueio havia iniciado na tarde de ontem em trecho da ferrovia no município de Bom Jesus do Tocantins. Com isso, a operação ferroviária está normalizada. O Trem de Passageiros volta a circular neste sábado, dia 28. As remarcações de passagens deverão ser feitas nas estações a partir desta sexta-feira, 27. A Vale disponibiliza canais gratuitos para informações, o Alô Ferrovia (0800 285 7000) e o site www.vale.com/tremdepassageiros."

Entenda o caso

O trem de passageiros da Vale paralisou as atividades no Maranhão. Segundo informações da TV Mirante, a paralisação aconteceu depois do bloqueio da Estrada de Ferro Carajás (EFC) por representantes do Povo Indígena Gavião, da Terra Indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, no Pará.

De acordo com informações, o trem, que sairia da cidade de Parauapebas com destino a capital maranhense, não circulará.

Sobre o bloqueio da EFC, a Vale informou, por nota, que a operação ferroviária está paralisada e que as remarcações de passagens deverão ser feitas nas estações a partir desta sexta-feira (27).

Ainda, segundo a empresa, as providências necessárias estão sendo tomadas para a desobstrução da ferrovia e, consequentemente, para a retomada do tráfego ferroviário na região.

"(...) representantes da Vale estiveram reunidos com os indígenas nessa terça-feira, dia 24 de fevereiro e quarta-feira (25), como parte das negociações voltadas à renovação do Termo de Compromisso firmado com o Povo Indígena Gavião, que já estão em curso desde novembro. O referido termo prevê o apoio da empresa às ações relacionadas à atenção à saúde, educação, cultura, proteção do território, atividades produtivas e administração. Importante ressaltar que desde 1982, a Vale mantém diálogo permanente com o povo Gavião, por ocasião da construção da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e que, desde então, mantém apoio financeiro à comunidade indígena no que diz respeito à execução dessas atividades", informou a nota.

Cerca de 1,3 mil pessoas viajam por dia pelo Trem de Passageiros fazendo o percurso de Parauapebas, no Pará, até São Luís, no Maranhão. A Vale disponibiliza canais gratuitos para informações, o Alô Ferrovia (0800-285-7000) e no próprio site (clique aqui).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.