Vacinação

Quantidade de vacina contra aftosa é insuficiente para atender o Maranhão

Já foram comercializadas 5,2 mi de doses da vacina; a demanda do Estado é de sete milhões.

Divulgação/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Os criadores maranhenses estão tendo dificuldades para comprar a vacina contra a febre aftosa nesta primeira etapa da campanha de vacinação, que ocorre até o dia 31 deste mês. De acordo com a Central de Selagem de Vacinas, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até a quarta-feira (22) foram comercializadas 5,2 milhões de doses de vacina, quando a demanda do Estado é para atender o rebanho de 7.480.370 bovinos e bubalinos.

O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Fernando Lima, explicou que a central de vacinas não levou em consideração o fato de que o Maranhão também comercializa o medicamento para criadores de outros Estados. "Imperatriz, por exemplo, abastece municípios do Tocantins, Pará e até do Piauí e fomos informados por chefes dos escritórios da Aged de que, na maioria das regionais, já está faltando vacina", ressaltou ele.

"No caso da regional de Açailândia, a central de vacinas nos informou que só foram comercializadas 160 mil doses e o rebanho daquela região é de cerca de 1 milhão de animais", comparou Fernando Lima, informando que, diante desta situação, a Aged já entrou em contato com a Superintendência Federal da Agricultura para que sejam liberados mais lotes de vacina para o Maranhão.

A cobertura vacinal acima de 90% do rebanho maranhense é um dos principais critérios avaliados pelo Mapa para que o Estado seja classificado como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação, o que está previsto para acontecer ainda durante o mês de junho. "Apesar dessa classificação, os criadores têm que continuar vacinando o seu rebanho", alertou o diretor-geral da Aged.

Vale ressaltar que o Maranhão atingiu, em novembro de 2011, o recorde de cobertura vacinal dos últimos 10 anos, imunizando 97% dos bovinos e bubalinos. Apesar da estiagem que prejudicou o manejo dos animais, na última campanha, realizada em novembro e dezembro de 2012, foram vacinados 96,38% dos animais.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, ressaltou que a Aged continua com a mesma estratégia para manter a média de cobertura vacinal. "Na campanha de vacinação realizada anteriormente, houve um aumento no número de propriedades fiscalizadas e visitadas pela Aged. Cerca de 1.200 pequenas propriedades tiveram seus rebanhos vacinados de forma assistida, com a presença de fiscais da agência agropecuária", informou ele.

Cláudio Azevedo acrescentou que outras 148 propriedades, 23% a mais do que a campanha realizada em junho e julho de 2012, foram beneficiadas com mais de 10 mil doses de vacinas doadas pelo Governo do Estado a pequenos criadores em assentamentos rurais, áreas indígenas e quilombolas, e áreas de risco.

Este ano, uma parceria com a Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Maranhão (Fundepec), Instituto do Agronegócio do Maranhão (Inagro) e prefeituras municipais, está possibilitando a doação de 26.500 mil doses de vacinas.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.