Zona livre de febre aftosa

Maranhão realiza última campanha de vacinação em abril

O Estado possui 10.788.198 bovídeos (bovinos e bubalinos) espalhados em 113.161 propriedades rurais atualmente.

Imirante.com

Dentre as estratégias para a campanha de vacinação, está a realização de uma pré-campanha pelo estado no mês de março.
Dentre as estratégias para a campanha de vacinação, está a realização de uma pré-campanha pelo estado no mês de março. (Divulgação)

MARANHÃO - O Maranhão se prepara para fazer a suspensão da vacinação contra febre aftosa em todo o Estado a partir de maio deste ano. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) prepara a última etapa de vacinação contra febre aftosa, que vai ser realizada de 1º até 30 de abril de 2024. Diferente das campanhas anteriores, esta etapa de campanha não terá possibilidades de prorrogação de prazo.

Após vacinar seus animais, o produtor deve fazer a comprovação da vacina até 17 de maio de forma presencial no escritório da Aged onde a sua propriedade está cadastrada, ou de forma eletrônica, acessando o Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (SIGAMA), cujo link esta disponível na página eletrônica da Agência Estadual: https://aged.ma.gov.br/.

O Estado possui 10.788.198 bovídeos (bovinos e bubalinos) espalhados em 113.161 propriedades rurais atualmente. Os animais de todas as idades devem ser imunizados durante a campanha e a Aged já trabalha para que o Maranhão atinja o índice de 100% do rebanho vacinado.

“Estamos nos preparativos para essa etapa de campanha e contamos mais uma vez com o total apoio de nossos produtores, pois todas as instituições ligadas à agropecuária estão somando esforços com a Aged para que tenhamos êxito. Nosso objetivo é fazer o Maranhão conquistar o status sanitário de zona livre de febre aftosa com reconhecimento internacional conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal”, disse o presidente da Aged, Cauê Aragão. 

Dentre as estratégias para a campanha de vacinação, está a realização de uma pré-campanha pelo estado no mês de março, reunindo os parceiros para conscientizar os produtores a vacinar seus animais. Haverá ainda toda mobilização nas redes sociais e na imprensa.

Em março, a Agência também trabalha junto a todas as lojas agropecuárias cadastradas por meio de fiscalizações, e também recebendo vacinas, buscando garantir a oferta do insumo aos produtores rurais. As vacinações assistidas ocorrem somente durante a etapa de vacinação, em abril.

Perspectivas para futuro

Quando o Maranhão recebeu a classificação de zona livre com vacinação, a produção pecuária cresceu e, por conseguinte, aqueceu o setor da agroindústria da carne. No período de 2012 a 2023 e considerando que o status de zona livre de aftosa com vacinação veio em 2014, houve crescimento do setor pecuário maranhense com a expansão de abatedouros, saindo de 0 estabelecimento em 2012 para 12 empreendimentos em 2023. No mesmo período, houve aumento do rebanho de bovídeos no Maranhão, saltando de 7,4 milhões em 2012 para 10,4 milhões em 2023.

“A conquista e reconhecimento internacional vai permitir que o Maranhão avance ainda mais no setor pecuário. Temos uma logística portuária favorável e pretendemos elevar o Maranhão ao patamar dos estados referência na pecuária”, afirmou o presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.