Justiça

Juiz afirma que conciliação é a melhor forma de resolver processos

Semana da Conciliação é a oportunidade de encerrar conflitos judiciais.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Vilma não teve o caso resolvido, mas deve entrar em acordo fora da sala de audiência.
Vilma não teve o caso resolvido, mas deve entrar em acordo fora da sala de audiência. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Pilhas de papéis ficam sobre a mesa durante a audiência. Um a um, cada processo é chamado e é proposto o acordo entre as partes. Em Imperatriz, durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista (SNCT), parte desses processos puderam ser encerrados.

De acordo com o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho em Imperatriz, Sergei Becker, a conciliação é a melhor forma de resolver as ações judiciais, trazendo benefícios tanto para as partes envolvidas quanto para os funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

“O objetivo principal da Semana de Conciliação é encerrar processos que estão tramitando há muito tempo e que podem ser resolvidos através de acordos. O resultado é bom para os dois lados”, afirma o juiz, que avalia como excelente a SNCT em Imperatriz.

Além das audiências habituais, essa semana foram agendadas mais 60 extras, tidas como casos potenciais de acordo trabalhista. Dentre eles, o advogado José Wilian Freire negociou oito processos, o mais antigo era de 2006, e conseguiu acordo em seis, fechando no pagamento de R$ 64 mil de indenizações.

“Essa oportunidade é muito peculiar, por aproximar as pessoas para realização dos acordos e subtração das demandas. Quem ganha é o TRT, que se livra dos processos, e os envolvidos, que se livram de uma dor de cabeça”, diz.

O juiz lembra, também, que, apesar de alguns casos não se resolverem na sala de audiência, a recomendação de acordo pode se desenvolver fora dela. É o caso da empregada doméstica Vilma Sousa, que pede R$ 8 mil em indenização e pagamento dos salários que, segundo ela, o patrão não pagou.

Vilma tinha esperança de resolver o assunto hoje (20), mas o ex-patrão não compareceu, mandando a esposa, que não poderia responder por ele. Mesmo assim, a mulher decidiu que vai fazer o pagamento à empregada. “Melhor resolver”, fala.

Semana da Conciliação

A SNCT começou na segunda-feira (16) e foi encerrada nesta sexta (20). O objetivo principal é disseminar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade processual. Este ano, a SNCT trouxe o slogan “Outra forma de estender a mão é conciliar”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.