Justiça

Semana da Conciliação atende mais de 19 mil pessoas

Foram 826 audiências de conciliação nas unidades criminais e 431 decisões criminais.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPRATRIZ – O Poder Judiciário do Maranhão realizou quase nove mil audiências nos quatro primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, encerrada nesta sexta-feira (06). Desde o início da campanha, na segunda-feira (02) até quinta-feira (05), os juizados e varas da capital e do interior do Estado e os Centros de Conciliação de Conflitos homologaram R$ 2,7 milhões em acordos. Também ocorreram 826 audiências de conciliação nas unidades criminais, além de 431 decisões criminais. No total foram atendidas mais de 19 mil pessoas em todo o Estado, conforme relatório do Tribunal de Justiça (TJ-MA).

No Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, participaram da Semana da Conciliação as Varas Cíveis e da Família e o Centro de Conciliação de Conflitos, que agendaram cerca de mil audiências para o período. As comarcas do interior marcaram 9.322 audiências e os Juizados Especiais (capital e interior), 4.785. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, a campanha, que está em sua 8ª edição, busca reduzir o volume de processos nos tribunais brasileiros.

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJ-MA, Alexandre Abreu, disse que a conciliação é o mecanismo viável da solução de conflitos. Destacou que a Semana da Conciliação garante a ampliação das atuações em demandas pré-processuais e a procura das empresas para pautas específicas de conciliação.

Segundo o magistrado, no site do TJMA ficará de forma permanente o formulário para solicitação de agendamento de conciliação, durante todo o ano, referente a processos de todas as comarcas do Maranhão. O agendamento também pode ser solicitado pelo telefone 0800 707 1581.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.