Mortes por Covid-19

Números de vítimas da Covid-19 passam a ser conhecidos pelos nomes em Imperatriz

Imperatriz registra 415 óbitos por complicações da doença, mas número real pode ser bem maior.

Tátyna Viana/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04

IMPERATRIZ - Desde o último dia 25, Imperatriz registrava 414 óbitos, mas o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado atualizou o dado para 415, um caso a mais confirmado com exames de laboratório que sugere demora na atualização dos dados diante da realidade vivenciada pela população.

Muitas famílias perderam entes queridos por complicações da Covid-19 e os registros ainda não foram incluídos por causa do protocolo de confirmação ou porque as vítimas acabaram sendo transferidas para outras cidades e os óbitos devem ser contabilizados fora.

É o caso do médico Moacyr Zucarelle Júnior, que trabalhou na linha de frente do combate ao coronavírus em Imperatriz e faleceu na última terça-feira (26), após ser transferido para São Luís.

O professor Jailson de Macedo Sousa era doutor em geografia e muito querido na comunidade acadêmica. Ele foi mais uma vítima da doença, vindo a óbito após ficar internado por 10 dias, no dia 27. A Uemasul publicou uma nota lamentando a morte do professor, por meio de uma rede social.

Leia mais:

Maranhão registra 4.697 mortes e 207.488 casos confirmados do coronavírus

Famílias de pacientes fazem oração na porta de hospital de Imperatriz

Imperatriz abre 11 leitos de UTI para Covid, após quase atingir 100% de ocupação

Imirante.com lança hotsite especial de informações sobre o novo coronavírus

O empresário Carlos Garden Alves Barbosa, sócio de um grupo que fabrica colchões na cidade, é imperatrizense e ficou 3 dias internado numa UTI em Belém (PA). Ele também foi vencido pelo coronavírus na última quinta-feira (28).

Dois advogados também não resistiram às complicações da Covid-19 nos últimos dias. Por meio de nota, a OAB Subseção Imperatriz lamentou a morte de Altair Lacroix Júnior, que morreu no dia 28; e de Richardson Merrell de Araújo Moreira, que faleceu na manhã de sábado (30) no Hospital Macrorregional de Imperatriz.

A última vítima registrada nesse domingo (31) era um funcionário público da Prefeitura de Imperatriz. José Ubirajara Gomes dos Santos, conhecido como Bira, trabalhou por muitos anos na Secretaria de Planejamento Urbano e na Receita Municipal.

Arte: Neto Cordeiro/Imirante.com.
Arte: Neto Cordeiro/Imirante.com.

As mortes do médico, do professor e dos advogados reforçam o perfil das vítimas que têm sido diagnosticadas com mais frequência em Imperatriz, no período em que alguns especialistas já consideram uma nova onda da doença. Nenhum era idoso e estavam fora do grupo de risco apontado pelas autoridades de saúde, mas desenvolveram quadro grave da doença.

De 25 de novembro até agora são 86 mortes confirmadas por coronavírus na cidade e o aumento nos casos é registrado na faixa etária que vai de 30 a 59 anos.

Atualização

Imperatriz tem atualmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 248 casos ativos da doença. A ocupação de leitos de UTI na rede estadual caiu para 84%, o que pode estar relacionado às mortes da última semana. Dos 27 pacientes internados no Hospital Macrorregional, 18 são de Imperatriz e os demais de cidades vizinhas. Na rede municipal 50% das UTis estão ocupadas. A cidade já soma 9160 casos confirmados e 2.523 doses da vacina foram aplicadas em Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.