Capacitação

Curso oferece aulas para mães iniciantes em Imperatriz

Curso é gratuito e traz informações sobre os primeiros cuidados.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Divulgação/ Assessoria )

IMPERATRIZ – Por meio de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Cientifico do Maranhão (Fapema), as professoras da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, estão realizando um curso para gestantes, com o tema: Aprendendo a Cuidar: curso preparatório para mães iniciantes.

O curso tem duração de quatro meses e tem o objetivo de preparar as gestantes com orientações teóricas, tais como: desenvolvimento da gestação; mudanças no organismo materno; aleitamento materno; cuidados com o bebê de 0 a 3 meses; dicas sobre a escolha do tipo de parto, os lados negativos e positivos de cada um.

É o primeiro curso gratuito desta modalidade oferecido para as gestantes de Imperatriz que estejam fazendo o pré-natal no Hospital Regional Materno Infantil da cidade.

Uma das organizadoras, Emilene Leite explica a importância de eventos com essa temática para a comunidade. “Discutir temas que envolvem universo materno de forma dinâmica e objetiva ajuda as futuras mães e seus familiares a entenderem melhor o que estão passando e assim estarem mais preparadas no decorrer da gestação e o nascimento”, explica.

Para essa primeira etapa foram escolhidas aulas de orientação para as futuras mamães e posteriormente o curso pretende, também, envolver os cônjuges pais, avós, amigos e vizinhos que a gestante queira convidar.

Será oferecido um apoio de profissionais de diversas áreas que irão esclarecer dúvidas, como direitos sobre a licença maternidade; sociologia, antropologia que vão tratar de questões de controle social, como idade ideal para ser mãe, o papel assumido pelos pais ao longo da gestação e após o nascimento; psicólogos, médicos que irão dar palestras como as transformações no corpo e o desenvolvimento fetal, enfermeiras e estudantes de enfermagem.

Para a professora e gestante, Tâmara Silva, participar de ações como essa ajuda a compartilhar informações e assim sanar diversas dúvidas, já que promove uma troca de idéias. “O curso vem como uma ajuda a mais e auxilia as mães a terem mais conhecimento, além de ajudar no emocional. Elas ficam mais satisfeitas por estarem compartilhando informações com outras pessoas que podem estar passando o mesmo que elas”, declara.

Ao todo serão promovidos oito encontros realizados na UFMA Campus Centro, todas as sextas-feiras a partir das 19h, para as futuras mamães esta é uma oportunidade para aprender e receber dicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.