Brincadeira perigosa

Tubos de linha com cerol são apreendidos nas praias de Imperatriz

O material quer for apreendido será incinerado no fim do período de veraneio.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: João Rodrigues/Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A Superintendência Municipal da Defesa Civil apreendeu mais de 70 tubos de linha embebida em cerol, um tipo de linha muito usada para empinar pipas, nas praias do Cacau e do Meio no atual período de veraneio no Rio Tocantins. Todo o material será incinerado posteriormente.

Mesmo sem citar dados específicos, o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva (Chico do Planalto) informou que esse número é superior a igual período do ano passado e preocupa as autoridades.

A média de apreensões por fim de semana é de seis tubos. Em nenhuma das apreensões a pessoa que é flagrada com o produto, geralmente crianças e adolescentes, é identificada e responsabilizada.

“Anualmente apreendemos dezenas de cubos de linha com cerol, é uma praxe, para evitar um acidente porque nós sentimos que essa diversão poderia terminar em tragédia”, justificou o superintendente.

Francisco das Chagas disse, ainda, que o trabalho vem sendo feito pela Defesa Civil desde 2009 com objetivo de evitar acidentes com os banhistas.

Oficialmente o superintendente disse que não tem conhecimento sobre a existência de lei especifica sobre a criminalização do uso de linha com cerol para empinar pipas ou papagaio, brincadeira de criança muito comum nesta época do ano.

“Não tenho conhecimento sobre lei, mas me informaram que ela existe. A partir de hoje vou me informar com a Câmara de Vereadores para saber se existe uma lei municipal ou se a lei é federal e após me certificar vou aplicar ela para toda a cidade”, prometeu Chico do Planalto.

Histórico

Em Imperatriz já aconteceram vários acidentes em que pessoas ficaram feridas ao serem atingidas pela linha com cerol. Um dos casos mais recentes foi de um policial militar que teve ferimentos no pescoço enquanto pilotava uma moto pela rua da periferia da cidade a ter sido atingido pela linha de uma pipa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.