Perigo

Mais de 300 ocorrências de pipas na rede elétrica foram registradas no Maranhão neste primeiro trimestre

Veja as orientações para evitar acidentes com a rede elétrica, curto-circuito e queima de equipamentos.

Imirante, com informações da Equatorial Maranhão

Atualizada em 18/07/2023 às 07h12
A pipa pode se enrolar na fiação elétrica dos postes, prejudicando o fornecimento de energia das casas e serviços essenciais.
A pipa pode se enrolar na fiação elétrica dos postes, prejudicando o fornecimento de energia das casas e serviços essenciais. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - A brincadeira de empinar pipas é uma atividade bastante popular entre crianças, adolescentes e adultos em todo o Maranhão. Embora simples e muito divertida, se não for praticada em ambientes seguros e adequados, pode ocasionar acidentes diversos, principalmente envolvendo a rede elétrica: desde falta de energia temporária até situações mais graves.

Devido aos ventos fortes, a pipa pode se enrolar na fiação elétrica dos postes, prejudicando o fornecimento de energia das casas e serviços essenciais. 

Dados recentes da Equatorial Maranhão mostram que somente entre janeiro e março de 2023 já foram registradas 333 ocorrências envolvendo pipas na rede de energia. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 369 ocorrências.

Os números são bem semelhantes, por isso é necessário tomar alguns cuidados para garantir uma diversão com segurança:

  • Não deixe crianças empinarem pipas próximas à rede elétrica, uma vez que o recomendado é estarem em locais descampados (praias, campos, entre outros).
  • Caso a linha encoste na rede elétrica, não tente resgatar a pipa, já que há risco de descargas elétricas. Também não jogue objetos e nem suba em muros ou árvores para tirá-la.
  • Fique atento à intensidade dos ventos, pois quanto mais fortes, maior a probabilidade do contato com a rede de energia.
  • Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas para evitar machucar as pessoas e causar outros tipos de acidentes.
  • Em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, não se aproxime de fios e cabos, e não toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Chame o socorro por meio do SAMU no 192 ou Corpo de Bombeiros no 193, e ligue para a Equatorial Maranhão na Central 116 para que as equipes desliguem a rede elétrica, quando necessário.
     

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.