Tecnologia

Celulares: identificação poderá ser feita a partir da orelha

O escaneamento de orelhas foi eficaz em 99,8%.

Imirante Imperatriz, com informações da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(De Jesus / O Estado (arquivo))

MUNDO - Está em fase de testes um sistema que pode desbloquear um telefone celular, utilizando o reconhecimento da orelha do dono. Atualmente, telefones iOS e Android usam senhas ou reconhecimento de impressões digitais para o desbloqueio da tela.

A empresa de tecnologia, que realiza os testes, também tenta usar os punhos ou até a maneira como as pessoas seguram seus smartphones, como formas alternativas de autenticação biométrica.

Escâneres de impressões digitais nos telefones celulares são cada vez mais populares, mas também são caros, por causa do tipo de resolução e da qualidade do sensor de que necessitam para funcionarem bem. Por isso, a proposta do aparelho que está sendo desenvolvido, é usar a própria tela sensível ao toque como sensor de imagem, o que poderia ser mais barato.

O sistema permitiu identificar partes do corpo com uma precisão de 99,98% e reconhecer os usuários com 99,5% de acerto. Só o escaneamento de orelhas conseguiu uma taxa de precisão de 99,8%, de acordo com os pesquisadores.

A especialista em biométrica Angela Sasse, do Departamento de Ciências da Computação da University College London, acredita que o sistema pode ter futuro como uma forma segura de acessar os celulares. "A pesquisa a respeito acontece há alguns anos, mas é nova em termos de resultados", afirmou.

Sasse afirma ainda que um dos benefícios de um sistema de identificação baseado no escaneamento da orelha é que ele oferece mais privacidade do que o reconhecimento facial, por exemplo.

Além disso, escâneres de impressões digitais, populares nos modelos mais recentes de iPhone e em alguns aparelhos com sistema Android, provaram ser vulneráveis a hackers.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.