Tecnologia

França solicita suspensão de vendas do iPhone 12 por "excessiva radiação"

Apple deverá tomar medidas corretivas com aparelhos já comercializados.

Imirante.com

Atualizada em 13/09/2023 às 22h59
Testes no iPhone 12 revelaram uma emissão maior de ondas eletromagnéticas, diz ANFR.
Testes no iPhone 12 revelaram uma emissão maior de ondas eletromagnéticas, diz ANFR. (Divulgação / Apple)

PARIS (FRANÇA) - Autoridades da França solicitaram, na última terça-feira (12), a suspensão da venda do iPhone 12 em todo o país e que a Apple faça correções nos aparelhos existentes. De acordo com a ANFR, agência francesa que regula frequências eletromagnéticas, o aparelho emite uma “quantidade excessiva de radiação", o que pode provocar efeitos adversos na saúde.

A ANFR afirmou que os testes no iPhone 12 revelaram uma emissão maior de ondas eletromagnéticas suscetíveis de serem absorvidas pelo corpo do que o permitido. Os laboratórios constataram uma absorção de energia eletromagnética pelo corpo de 5,74 watts por quilograma nos testes que simulavam o momento em que o telefone está na mão da pessoa ou colocado no bolso, acima dos 4,0 watts por quilograma estabelecido pelo padrão europeu.

"Em relação aos telefones já vendidos, a Apple deve tomar medidas corretivas o mais rápido possível para que os aparelhos afetados estejam em conformidade. Caso contrário, a Apple terá que recolhê-los", diz o comunicado da ANFR. A Apple, por sua vez, não comentou sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.