Aniversário

Grupamento de Bombeiros Militar de ITZ completa 29 anos

O 3ºGBM atua em diversas áreas, como combate a incêndios, salvamentos, entre outros.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Divulgação / 3° GBM)

IMPERATRIZ – Nesse sábado (18), o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (3º GBM) completou 29 anos em Imperatriz. Ao longo destas quase três décadas, os bombeiros militares se dedicaram a cidade e região realizando diversas ações de segurança.

O 3ºGBM atua em diversas áreas, como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, resgate e captura de animais, operações de mergulho, entre outros.

Historicamente, a criação da primeira unidade de bombeiros na cidade de Imperatriz, data da década de 80, com a criação da Seção de Combate a Incêndio (SCI). Até abril de 1990, as atividades de bombeiro militar na cidade de Imperatriz resumiam-se apenas ao serviço de prevenção a acidentes com aeronaves, e tinha um pequeno contingente sediado no Aeroporto Renato Cortez Moreira.

Nesse período o Comando do Corpo de Bombeiros Militar (CCBM) figurava como um dos três grandes Comandos da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), juntamente com o Comando do Policiamento da Capital (CPC) e Comando do Policiamento do Interior (CPI).

Sob o comando do Major BM Juarez Sousa, em abril de 1990, foram transferidos para Imperatriz, um 2º tenente, seis 3º sargentos, um cabo e 13 soldados para compor o efetivo do 2º Grupamento de Incêndio. Posteriormente, a unidade foi denominada 4º Grupamento de Incêndio. Sob o comando do Cel EB Guilherme Ventura, através da portaria, em fevereiro de 1995, a unidade recebeu a denominação de 3º Grupamento de Incêndio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.