Ensino Superior

Comissão deve discutir e conduzir criação de mestrado na UEMA

A disponibilidade de professores doutores será um dos pontos analisados.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
Na audiência, estiveram presentes, além dos vereadores e do diretor da UEMA, alguns representantes de universidades particulares.
Na audiência, estiveram presentes, além dos vereadores e do diretor da UEMA, alguns representantes de universidades particulares. (Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Uma comissão para debater, analisar e conduzir a criação de um curso de mestrado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Imperatriz, foi formada a partir da Audiência Pública que ocorreu na manhã desta quinta-feira (19), na Câmara Municipal.

De acordo com o diretor do Campus da Uema em Imperatriz, Paulo Henrique Aragão, a vinda do mestrado deve ser discutida na comissão e, principalmente, dentro da academia, sendo que a aliança entre a vontade política e acadêmica deve acelerar todo o processo.

Paulo Henrique conta que os próximos passos da comissão é cuidar, também, da análise de qual seria a área do mestrado que trará maior benefício para a população de Imperatriz e região. Segundo ele, um dos maiores desafios será encontrar professores doutores produtivos, ou seja, que tenham o título de doutor e que seja ativo na área acadêmica, com a publicação de artigos e trabalhos.

“Não basta o professor ser doutor, ele tem que estar publicando, estar ativo. Essa que será nossa dificuldade”, explica o diretor, ao falar que a UEMA dispõe de cerca de 21 doutores, mas que, ainda, devem ser avaliados segundo as exigências feitas para ser orientador de mestrado.

Ainda segundo o diretor, além da produtividade dos professores, serão analisados como as diferentes áreas de especialização podem ser integralizadas e selecionadas afim de criar um ponto em comum para aproveitamento no provável curso.

Na audiência, estiveram presentes, além dos vereadores e do diretor da Uema, alguns representantes de universidades particulares da cidade, que afirmaram que a união dos centros de ensino vai contribuir para o melhoramento da educação superior na cidade.

Para o estudante do curso de Geografia da Uema Edvan Lima, a criação de um curso de mestrado vai facilitar a vida de muitos estudantes, que saem da cidade para conseguir o título de mestre.

“Esse curso só vai trazer pra nós a soma, porque nós já estávamos pensando em sair, pois os alunos da Uema têm que fazer mestrado fora, o que dificulta muito pra gente, em questão de gastos, tempo. E tendo esse mestrado já na nossa casa, vai ser ótimo”, afirma o acadêmico, cobrando a participação da comunidade acadêmica nesse debate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.