Prevenção do câncer

Unidade Móvel de Oncologia atende na Vila Lobão, em ITZ

O ônibus rosa já beneficiou cerca de 20 mil moradores.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
A equipe da Unidade está seguindo o cronograma que foi definido baseado na demanda atendida pelas Unidades de Saúde.
A equipe da Unidade está seguindo o cronograma que foi definido baseado na demanda atendida pelas Unidades de Saúde. (Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – A Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer começou a realizar atendimentos no bairro Vila Lobão, em Imperatriz, desde o início de março. No local, a população pode fazer exames preventivos para identificação dos principais tipos de câncer, como o de mama e o de próstata.

O ônibus rosa já beneficiou cerca de 20 mil moradores, atendendo em mais de 30 bairros, passando pelas regiões da Vila Nova, Vila Cafeteira, Santa Rita e Bacuri.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a equipe da Unidade está seguindo o cronograma que foi definido baseado na demanda atendida pelas Unidades de Saúde, observando a quantidade de pessoas da área de abrangência dos bairros.

“Nós já passamos pelos bairros de maior contingente populacional da cidade e seguiremos para os demais, a fim de atender a todos com os exames preventivos do câncer”, explica a secretária de Saúde, Conceição Madeira.

A coordenadora da Unidade Móvel, Vilenice Batista lembra, ainda, que, obedecendo a essa logística, a Unidade atenderá todos os bairros de Imperatriz.

“O período de permanência do ônibus em determinada região será estabelecido de acordo com as demandas de consultas e exames de cada localidade, conforme orientação da secretária Conceição Madeira, que é atender as pessoas de forma humanizada, ampliando assim o acesso destas aos serviços do Sistema Único de Saúde”, acrescenta.

Porém, ela observa que normalmente o ônibus permanece um mês em cada região que é instalada. “A previsão é que dia primeiro de abril estejamos no Parque Alvorada, pois é quando finalizaremos a demanda dos bairros aqui dessa região (Vila Lobão)”, ressalta a coordenadora, ao observar que os imperatrizenses dos bairros por onde passam tem acesso de forma ampla e rápida, à consultas e realização de exames preventivos da próstata (PSA), Papa Nicolau (prevenção), biopsia de pele e mamografia.

Os pacientes que passam pelo atendimento no ônibus são encaminhados ao tratamento. Segundo a SEMUS, os resultados dos exames saem no máximo em 15 dias, e os que indicam alguma alteração já tem consulta marcada com especialistas pela Central de Registro do Câncer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.