Saúde

Unidade Móvel do Câncer retorna ao bairro Santa Rita

Em 2015, a Unidade Móvel, que atendeu cerca de 5.000 moradores do bairro.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Após passar por 15 bairros atendendo diversas regiões de Imperatriz e realizando mais de 40 mil atendimentos, a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer retorna ao bairro Santa Rita.

O objetivo da Unidade Móvel é ampliar o acesso da população aos serviços preventivos do câncer e observando a demanda do bairro. Em 2015, o Santa Rita foi o terceiro bairro a receber a Unidade Móvel, que atendeu cerca de 5.000 moradores da comunidade, com oferta de exames preventivos da Próstata (PSA), Cólo do Útero e da Pele.

“Observada a demanda do bairro, decidimos disponibilizar os serviços a esta comunidade novamente. Começamos os atendimentos na última segunda feira (11) e ficaremos até o final do mês de janeiro”, garante a coordenadora da Unidade, Vilenice Batista.

Instalado em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro, o ônibus está atendendo das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. As pessoas que estão vão procurar deve se dirigir até a Unidade Móvel com Carteira de Identidade, Comprovante de Endereço e Cartão SUS.

As consultas com o dermatologista são destinadas as pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e, se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, ele é encaminhado automaticamente para o tratamento adequado.

Os exames realizados na Unidade Móvel têm resultados emitidos no prazo de até quinze dias e são verificados pela coordenação de enfermagem. Os exames que têm resultados normais são disponibilizados aos usuários nas unidades básicas de saúde de referência do bairro.

“Quem tem diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente em caso de confirmação do câncer. Ele já inicia o tratamento na rede de oncologia do município sem a necessidade de correr atrás de agendamento de consultas ou exames”, afirma a secretária de Saúde, Conceição Madeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.