Qualificação

Bombeiros fazem treinamento com novo carro de combate, em ITZ

O caminhão possui tecnologia diferente dos que já existem na cidade.

Diego Sousa e Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
O caminhão ABT-21 tem capacidade para 5 mil litros de água.
O caminhão ABT-21 tem capacidade para 5 mil litros de água. (Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Dez homens do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Imperatriz (3º GBM) participam, nesta quinta-feira (11), de um treinamento com um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT-21), recém adquirido pelo grupamento e que possui tecnologia diferente dos outros carros de combate a incêndio existentes na cidade.

O caminhão ABT-21 tem capacidade para 5 mil litros de água, possui painel de controle moderno e conta, também, com um canhão, que dispensa a necessidade do uso de mangueiras, caso na distância do fogo seja de até 30 metros.

“Pedaços de pau e pedras dificultam o uso da mangueira. Já com o canhão, é possível fazer o combate de cima da viatura, sem a necessidade de utilizar e danificar as mangueiras de combate a incêndio”, explica o coronel Figueiredo, comandante da unidade, que realizará o treinamento. O objetivo é familiarizar os bombeiros militares com a tecnologia do novo carro.

Atualmente, o grupamento possui outros três caminhões, com capacidades de 2,5 mil, 5 mil e 6 mil litros, mas possuem tecnologia inferior ao sistema do novo veículo de combate, que será utilizado, também, como guarnição de salvamento.

O modelo ABT-21 é fabricado numa tecnologia que permite tempo menor de combate a incêndio e maior eficácia. “Por isso, a necessidade desse treinamento, onde os motoristas são as principais pessoas envolvidas, já que eles operam a viatura tanto no deslocamento quanto na operação da bomba que pressuriza o combate a incêndio”, afirma o coronel.

Os bombeiros farão simulações de combate em menor e maior foco de incêndio. O treinamento objetiva um pessoal mais qualificado, para que o combate seja eficiente. Além de Imperatriz, o 3º GBM é responsável por atender mais 22 municípios da Região Tocantina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.