Campanha 16 Dias de Ativismo

Homens promovem ato pelo fim da violência contra as mulheres

Às 18h haverá a exibição de um filme sobre o massacre de Montreal.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47

IMPERATRIZ – Hoje, foi instituído, no Brasil, como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em alusão a data, a Vara da Mulher de Imperatriz e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres realizaram um pit stop na Praça Mané Garrincha para distribuir laço branco, panfletos informativos e educativos e um lanche para quem passava pelo local.

O objetivo da ação foi incentivar a não violência, além de alertar e prevenir à sociedade sobre a violência contra a mulher. A atividade também faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“O laço branco a característica dele é o dia em que os homens lutam pelo fim da violência contra a mulher. O que é fantástico, pois essa violência só vai ser reduzida, amenizada com o apoio dos homens”, destacou o promotor da Mulher, Joaquim Júnior.

Além da blitz, às 18h haverá a exibição de um filme sobre o massacre de Montreal, tragédia que motivou a campanha do laço branco. A sessão será no Espaço Cultura com entrada gratuita. Segundo Joaquim Júnior, ações como essa são importantes no combate a violência.

“O nosso trabalho diário é importante para que não aja a impunidade, mas ele sozinho não resolve. Enquanto você pune um homem que praticou violência, outros 10 estão praticando fora. Então, é meio que um trabalho de enxugar gelo. A gente só vai conseguir avançar quando, paralelamente a esse trabalho de punição, que deve existir, a gente conseguir chegar a todos os cidadãos para diminuir a cultura machista e preconceituosa”, disse o promotor.

A data

A data remete a tragédia registrada em 1989 na cidade de Montreal, no Canadá, quando Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica. Ele ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida.

O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco.

No Brasil, a Campanha do Laço Branco é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), constituída por um conjunto de organizações não governamentais e núcleos acadêmicos que realizam atividades com o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.