Protesto

Moradores protestam contra crime ambiental e mortes, em ITZ

Segundo o movimento, a empresa Ecoservice é a responsável pela poluição.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

IMPERATRIZ – Um protesto pacífico ganhou destaque em frente à Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira (3), em Imperatriz. Moradores do povoado Lagoa Verde, zona rural de Imperatriz, reclamaram, por meio de uma faixa, da atuação da Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus) em relação às reclamações feitas pelos moradores contra a incineradora Ecoservice.

 Na faixa, os moradores reclamam da atuação da Semus em relação à empresa Ecoservice. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)
Na faixa, os moradores reclamam da atuação da Semus em relação à empresa Ecoservice. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

Segundo Idalécio Gigante, representante da Frente de Oposição Verde à Incineração em Imperatriz (Fovimiz) e integrante do Green Peace, os cidadãos se manifestam para pedir respostas urgentes sobre o fim da poluição ambiental e das doenças constantes devido à instalação da empresa, no povoado Maozinha, desde 2011.

“Há um ano tivemos audiência para tratar desses assuntos. Eles (representantes da empresa) falsificaram informações, compraram testemunhas, tudo para que não soubessem do que estava acontecendo. Já houve mortes em decorrência das doenças que a fumaça traz”, garante o morador.

Ainda segundo Gigante, a Semus enviou médicos para constatar as reclamações, mas houve alterações no resultado.

“Eles enviaram dois médicos lá, mas eles não deram o laudo certo. Segundo eles, estava tudo normal, quando não estavam. As pessoas estão sofrendo com alergias, intoxicações, infecções entre outros”, completa Idalécio Gigante

Pesquisa

A resolução Nº 316, de 29 de outubro de 2002, expedida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), diz que os sistemas de tratamento térmico de resíduos são fontes potenciais de risco ambiental e de emissão de poluentes perigosos, podendo constituir agressão à saúde e ao meio ambiente se não forem corretamente instalados, operados e mantidos.

No parágrafo 2º, do Art 1°, explica que deve haver um estudo da dispersão das emissões atmosféricas do sistema de tratamento e descreve quanto à sua localização.

Os representantes do protesto revelam que a empresa dispersa poluentes que atingem diretamente os moradores do povoado Maozinha.

A equipe do Imirante.com/imperatriz procurou a empresa para responder às reclamações, mas as ligações não foram completadas.

Ecoservice

A Ecoservice é uma empresa fundada em Imperatriz, em funcionamento desde janeiro de 2011. Dentre os serviços que devem ser oferecidos pela empresa estão: consultoria ambiental com levantamento completo da situação atual do estabelecimento, classificação dos resíduos gerados, mensuração da quantidade dos resíduos gerados, elaboração do plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde (PGRSS), implementação do plano através da mudança organizacional e treinamento adequado dos funcionários, acompanhamento mensal do plano instituído e destinação final adequada a cada tipo de resíduos.

A empresa deve, também, emitir um certificado mensal informando a quantidade de resíduos tratados e sua respectiva destinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.