Outubro Rosa

Outubro Rosa: clínica abraça causa e lança programação

A campanha alerta sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

IMPERATRIZ – “Cuidar da vida, é um gesto de amor. Todos contra o câncer de mama, compartilhe essa ideia”, com este slogan, o Centro de Prevenção e Tratamento do Câncer em Imperatriz, lançou e abraçou, oficialmente, as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que serão realizadas durante os meses de outubro e novembro, com o foco em alertar sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama, pele e próstata.

A mastologista Germana Bastos explica como será desenvolvida a campanha contra o câncer de mama na clínica.

“Serão ministradas vários ciclos de palestras com especialistas da área, sobre a prevenção, principalmente, ao câncer da mama, e outros tipos de câncer, aqui na clínica e em outros locais que fomos convidados para dá estas orientações”, afirma a médica.

A mastologista ressalta que quanto mais rápido for feito o diagnóstico da doença, maiores serão as chances de cura. “Por se tratar de uma iniciativa privada, o diagnóstico é mais precoce, porque são mulheres que têm uma orientação melhor, nos procuram para exames de rotina, quando diagnosticado tem sucesso no tratamento”, lembra a médica.

 Houve conscientização no local. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)
Houve conscientização no local. (Foto: Diana Cardoso/ Imirante Imperatriz)

Francisca Dominices, que faz parte da diretoria da Associação de Amparo aos Pacientes com Câncer da Região Tocantina (Ampare), já teve a doença e hoje luta para ajudar outras mulheres a se tratar: “Fui vítima do câncer operei 11 vezes, falta mais compromisso do poder público, só o hospital São Rafael tem 455 pessoas com câncer, em 2013 a maioria veio a óbito. Provoquei várias audiências, levei para o Ministério Público. Mas mesmo assim, as mães de famílias estão morrendo”.

A dona de casa Maria da Silva Castro, de 60 anos, há três, descobriu que estava com o câncer de mama. Ela é da cidade de Balsas, e veio a Imperatriz em busca de tratamento especializado.

“Foi um choque para mim, e para a minha família. No início não acreditava que estava mesmo doente. Mas, depois entreguei nas mãos de Deus. O momento mais difícil foi quando fiz a primeira quimioterapia, e os meus cabelos começaram a cair”, conta a idosa. E quem pensa que a doença atinge apenas mulheres acima de 50 anos, engana-se. Helen Maia Ribeiro, é de Araguaína (TO), ela tem 33 anos e há oito meses descobriu que estava com câncer.

Mãe de dois filhos, ela sofre com a ausência das crianças e luta pela cura.

“Nossa! foi muito ruim, quando peguei o resultado. Mas com apoio da minha família estou lutando para ficar curada. O momento mais difícil é ficar longe dos meus filhos. Estou confiante que vou ficar boa “, afirma.

Veja o ciclo de palestras

Este tema será abordado em eventos para estudantes universitários, internos da Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ) e toda a comunidade. Confira:

09/10 (quinta-feira) 8h – CCPJ – Palestra com o Dr. Altieres Arruda

09/10 (quinta-feira) – 09h – CEMAR – Palestra com a Dra. Germana Zélia

10/10 (sexta-feira) – 8h – Unidade Básica de Saúde Vila Cafeteira – Palestra com o Dr. Gumercindo Filho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.