Apoio

Bispos do MA enviam carta de apoio ao Seminário Carajás 30 anos

O seminário internacional será realizado de 5 a 9 de maio em São Luís.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Reprodução Facebook)

IMPERATRIZ – Os bispos do Maranhão, representados pelo presidente da Regional Nordeste V da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo da diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, enviaram carta aos organizadores do Seminário Carajás 30 anos apoiando o evento.

Segundo o documento, a igreja acompanhou toda mobilização do grupo na preparação para o seminário, que ocorrerá de 5 a 9 de maio em São Luís. Dom Gilberto afirma que acompanhou, principalmente, as etapas locais de Imperatriz e Santa Inês, contribuindo ativamente à sua realização e incentivando os ministros e fiéis a participarem.

“O encontro final de São Luís, em direta continuidade com o “Seminário Consulta” dos anos 90, põe-se como um marco histórico na análise crítica dos efeitos do Programa Grande Carajás, que tanto influencia a gestão econômica, social e política dos dois Estados do Pará e Maranhão”, afirma a carta.

Dom Gilberto diz acreditar que o Seminário Internacional Carajás 30 anos vai oferecer novas reflexões, análises e propostas para reafirmar o protagonismo das comunidades e minorias atualmente mais prejudicadas pelo modelo de desenvolvimento posto.

“Como Igreja, temos a certeza que essas transformações só poderão acontecer se alimentadas por uma mística do cuidado e da ternura para com todas as criaturas, pela opção junto aos mais pobres e oprimidos, que é evangélica e nos provoca ao encontro com as outras ricas culturas de nossas terras”, destaca o documento.

Os bispos se colocam a caminhar juntos, em sintonia com o Papa Francisco, que está preparando a nova encíclica “Ecologia Humana” sobre pobreza e meio ambiente, e em continuidade ao processo das Romarias da Terra e das Águas, que tem marcado o Maranhão com intensas celebrações e reflexões ao longo dos últimos vinte e cinco anos.

“Desde a Assembleia Geral de todos os Bispos do Brasil em Aparecida, onde atualmente me encontro, envio minha bênção e meus votos de profícuas atividades e debates, em defesa da Vida”, finalizou Dom Gilberto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.