Evento

Etapa preparatória do Seminário Carajás ocorre em Santa Inês

O Seminário Internacional Carajás 30 anos será realizado entre os dias 5 e 9 de maio deste ano.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Ocorre hoje (21) e amanhã (22), em Santa Inês, a etapa regional do Seminário Internacional Carajás 30 anos. Durante o encontro são discutidos os 30 anos do Programa Grande Carajás e suas implicações sociais, culturais e econômicas no Brasil e no mundo. Em paralelo ocorre mais uma etapa regional na cidade de Marabá (PA). A última etapa regional será realizada na capital paraense, Belém, de 9 a 11 de abril.

A abertura do evento será no bairro Laranjeiras, na principal via de acesso da cidade, em seguida terá uma caminhada de deslocamento até o Sítio dos Padres, onde continua a programação do seminário. Durante a tarde do primeiro dia, tem início os trabalhos dos grupos temáticos.

O primeiro dia de atividades encerra-se com a exibição da peça "Buraco, um panfleto profundo", já exibida com sucesso nas cidades de Açailândia, Imperatriz e Buriticupu. A peça estará em cartaz em um dos pontos de grande movimentação na cidade, a Praça da Matriz, às 19h30.

No dia seguinte continua a programação com a socialização das discussões nos GTs, oficinas, minicursos e a mesa redonda "Resistências e mobilizações frente aos projetos de desenvolvimento no Vale do Pindaré e Alto Turi". Participam da mesa Helciane Araújo (Uema), István Vargas (UFMA), Noé Maciel (MST) e Luiz Vilanova (Buriticupu). Durante o evento também terá mostras de filmes, dinâmicas de grupo e avaliação das atividades desenvolvidas durante a etapa local do Seminário.

“Seminário Internacional Carajás 30 anos: resistências e mobilizações frente a projetos de desenvolvimento na Amazônia Oriental”, esse é o tema do seminário que terá culminância entre os dias 5 e 9 de maio deste ano, na Universidade Federal do Maranhão, campus do Bacanga, em São Luís. Mas o evento já acontece desde o ano passado com a realização de etapas preparatórias em cidades do Maranhão e Pará.

“O intuito é discutir criticamente o tema central do seminário, que é o Programa Grande Carajás nos Estados que são mais afetados e, em seguida, dialogar com experiências de outros Estados e países, na ideia de construir alternativas de mudança”, afirma a organização do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.