Comemoração

"Dia da Consciência Negra" é comemorado em Imperatriz

Estudantes de 20 escolas estaduais e municipais participam.
Safira Pinho/Imirante Imperatriz20/11/2013 às 12h02

IMPERATRIZ – Em alusão a comemoração do dia da “Consciência Negra” hoje (20) de novembro uma vasta programação está sendo realizada na Praça da Cultura, no centro da cidade. Estudantes de 20 escolas estaduais e municipais participam, além da sociedade em geral.

Trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante todo o semestre por meio da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estão sendo apresentados em diferentes pontos da praça. Histórias de mulheres negras, líderes que lutaram contra a escravidão, como Zumbi dos Palmares, estão sendo homenageados neste dia e outros nomes que fazem parte desta época.

"O objetivo deste trabalho é a valorização da história do povo negro, apresentar os pontos positivos, as contribuições para cultura, a história, o desenvolvimento do nosso país. Além de combater o preconceito, porque hoje as pessoas têm conhecimento que existe e agora basta combater”, enfatizou a presidenta do Centro de Cultura Negro Cosme (CCNC), Doralice Mota.

Dança, música, poesias, exposições, peças teatrais fazem parte também da programação que encerra com um show de rip rop, que vai ter início às 19h. Os estudantes que estão participando gostaram de trabalhar com esta temática e conhecer um pouco mais do “universo africano”.

“Para mim é muito importante estar fazendo trabalhos sobre a cultura africana e afro-brasileira. Conhecemos um pouco sobre a África e é bem diferente do que as pessoas pensam. Tem suas riquezas não é só miséria, falta é investimento”, ressaltou o estudante Gabriel Pires.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.