IMPERATRIZ – Em alusão a comemoração do dia da “Consciência Negra” hoje (20) de novembro uma vasta programação está sendo realizada na Praça da Cultura, no centro da cidade. Estudantes de 20 escolas estaduais e municipais participam, além da sociedade em geral.
Trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante todo o semestre por meio da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estão sendo apresentados em diferentes pontos da praça. Histórias de mulheres negras, líderes que lutaram contra a escravidão, como Zumbi dos Palmares, estão sendo homenageados neste dia e outros nomes que fazem parte desta época.
"O objetivo deste trabalho é a valorização da história do povo negro, apresentar os pontos positivos, as contribuições para cultura, a história, o desenvolvimento do nosso país. Além de combater o preconceito, porque hoje as pessoas têm conhecimento que existe e agora basta combater”, enfatizou a presidenta do Centro de Cultura Negro Cosme (CCNC), Doralice Mota.
Dança, música, poesias, exposições, peças teatrais fazem parte também da programação que encerra com um show de rip rop, que vai ter início às 19h. Os estudantes que estão participando gostaram de trabalhar com esta temática e conhecer um pouco mais do “universo africano”.
“Para mim é muito importante estar fazendo trabalhos sobre a cultura africana e afro-brasileira. Conhecemos um pouco sobre a África e é bem diferente do que as pessoas pensam. Tem suas riquezas não é só miséria, falta é investimento”, ressaltou o estudante Gabriel Pires.
Saiba Mais
- Conheça o Projeto Ádapo que une e valoriza a cultura negra no Novo Angelim, em São Luís
- Leituras para o Mês da Consciência Negra
- Projetos Cria Ancestral e Awá resgatam e celebram a cultura afro em São Luís
- São Luís celebra Dia da Consciência Negra com Festival Zumbi Vive e programação especial
- Roda de conversa celebra o protagonismo das mestras na cultura popular
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.