Religiosidade

Imperatriz homenageia sua padroeira Santa Tereza D'Ávila

Durante esta terça-feira (15), várias homenagens serão feitas à santa espanhola.

João Rodrigues / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

IMPERATRIZ – A população católica de Imperatriz festeja nesta terça-feira (15), a padroeira de co-fundadora do município, Santa Tereza D´Ávila.

Feriado municipal, a data é dedicada às homenagens a santa a qual o fundador de Imperatriz, Frei Manoel Procópio, era devoto.

A programação iniciada no último domingo (6), tem seu ponto alto nesta terça-feira com as procissões fluvial e terrestre que refazem a chegada de Frei Manoel Procópio.

Pela manhã, cedo, foi celebrada a tradicional ‘Missa dos Professores’, em seguida será feito o translado, em carro aberto, da imagem da igreja matriz para o Náutico Clube de onde terá início a procissão fluvial.

A procissão de barcos, com a participação de uma Balsa que faz a travessia de Imperatriz (MA) a São Miguel(TO), está prevista para começar às 17h.

Com o fim da procissão fluvial, no Porto da Balsa, terá início a procissão terrestre que percorrerá as principais ruas do centro e encerra em frente a igreja matriz com uma missa campal.

A expectativa da coordenação do 161º Festejo de Santa Tereza é que mais de 20 mil pessoas participem das procissões.

“Nossa expectativa é muito grande, até porque um dos diferenciais do festejo é que a cada ano vem aumentando o número de pessoas que participam ajudando na programação e participando das procissões”, disse o bispo, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.

Segurança

Em atendimento as recomendações de segurança náuticas, a Diocese de Imperatriz vai controlar por meio de um selo o acesso de fieis as embarcações. A procissão fluvial pleiteia o título de maior do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.