Fiscalização

Duas toneladas de queijo são apreendidas em Açailândia

O produto estava sendo transportado por José Arteiro Brito, que havia sido flagrado mês passado transportando 13 toneladas de queijo irregular.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ – Duas toneladas de queijo clandestino foram apreendidas nesse fim de semana, em Açailândia, a 70 km de Imperatriz. As barras de queijo não tinham o selo de inspeção sanitária e eram transportadas em sacos de fibra, em um caminhão, sem nenhuma refrigeração.

O queijo recolhido, produzido em propriedades da zona rural de Açailândia e municípios vizinhos, tinha como destino os Estados do Ceará e Piauí. O motorista, José Arteiro Brito, foi parado por policiais ao passar pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi identificado como o mesmo motorista que fazia o transporte de 13 toneladas de queijo irregular, no mês passado. O veículo, também, foi apreendido e o produto incinerado no lixão da cidade.

“Além do auto de infração lavrado administrativamente pela Aged, onde é imposta a multa, ele pode responder também por crime tipificado na legislação ambiental”, disse o delegado Lima Furtado,

Segundo a Aged, em menos de dois meses, 15 toneladas de queijo foram apreendidas em Açailândia. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que foi firmado com os donos de queijeiras para a regularização da atividade, não está sendo cumprido.

“Esses que a gente está apreendendo são queijos dos pequenos produtores, que eles vendem para os atravessadores. A Aged está montando blitz móvel para combater essa prática nos municípios” afirmou Anísio Rocha, chefe da Aged em Açailândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.