Agronegócio

Projeto desenvolvido no MA é debatido no 11º Enel

O projeto 'Balde Cheio' é realizado no Estado por meio da parceria entre Sebrae e Embrapa.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ - O projeto “Balde Cheio”, desenvolvido no Maranhão, foi um dos temas debatidos em mesa-redonda que discutiu os projetos desenvolvidos nas bacias leiteiras com ajuda do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As discussões fazem parte da programação do 11º Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel), que ocorre em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

O debate foi conduzido pelo coordenador de Atendimento Coletivo de Agronegócios do Sebrae Nacional, José Altamiro da Silva. Durante a mesa, os gestores ressaltaram que para expandir os resultados é necessário criar alternativas e levar em consideração as limitações e os problemas enfrentados pelos empreendedores rurais de cada região.

A gestora da carteira do leite de Sebrae de Imperatriz, Márcia Maria Martins, destacou o retorno que as metodologias apresentadas dão para os produtores rurais e consequentemente para cada região. Uma das sugestões da gestora, foi fazer um levantamento mais detalhado do que está sendo feito e os resultados das ferramentas de tecnologia oferecidas. Para o gerente de operações do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, as discussões demonstram que o trabalho da instituição está em um patamar elevado, mas é preciso ações conjuntas nas diversas regiões do país.

Balde Cheio

O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Com o objetivo de capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais das tecnologias adotadas, o projeto é desenvolvido no Maranhão por meio de de parceria do Sebrae com a Embrapa

Participação maranhense

Duas caravanas, sendo uma de Imperatriz e outra de Bacabal, além de gestores das unidades regionais dos dois municípios e de São Luís, representam o Maranhão no 11º Enel. O eventou começou na quarta-feira (5) e encerra hoje (8). Foram realizados várias palestras, cursos, exposições, concursos, oficinas e rodadas de negócios. O tema da edição 2013 do Enel é a “Reconstrução da pecuária leiteira do nordeste: desafios e soluções”. No ano passado, o evento foi realizado em Imperatriz e reuniu mais de 15 mil pessoas em três dias de evento, além da geração de R$ 1,6 milhão de negócios em apenas 2h30 de rodada de negócios.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.