Recurso eletrônico no MA

VAR será usado na final de primeiro turno do Maranhense

Clubes envolvidos na disputa não terão que arcar com a instalação.

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h11
Clubes envolvidos na disputa não terão que arcar com a instalação (Crédito: Gustavo Castilho/CBF)
Clubes envolvidos na disputa não terão que arcar com a instalação (Crédito: Gustavo Castilho/CBF) (Gustavo Castilho/CBF)

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) informou ao Imirante Esporte que a final do primeiro turno do Campeonato Maranhense de Futebol 2022 entre Sampaio Corrêa e Moto Club, marcada para o próximo sábado (12) às 18h no Estádio Castelão, em São Luís, contará com o recurso eletrônico do VAR. De acordo com a entidade, o objetivo será dar ainda mais lisura à disputa e evitar possíveis erros na partida.

Ainda segundo a Federação, os clubes envolvidos na disputa não terão que arcar com a instalação, uso e manutenção dos equipamentos necessários na arbitragem eletrônica.

Esta será a primeira vez na competição que o recurso será utilizado. Normalmente, o recurso é usado em estaduais, como em São Paulo por exemplo, em competições nacionais, como as Séries A e B (na Série C e D houve ainda uso recente) e ainda em torneios internacionais.

A FIFA estuda ainda mudanças nas atuais normatizações do VAR. Com isso, a participação e intromissão do recurso no jogo seriam ainda maiores. Consultados, os clubes - Sampaio Corrêa e Moto Club não se opuseram à medida.

O VAR existe no futebol profissional desde 2016. A arbitragem de vídeo no futebol foi testada pela primeira vez em 2016, no amistoso na Holanda entre PSV e FC Eindhoven.

No Brasil, o árbitro de vídeo (VAR) estreou no Brasileirão em 2019, mas já vinha sendo usado no país em 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.