Futebol nacional

Impedimento semiautomático é testado pela CBF no Maracanã

Impedimento semiautomático é testado pela CBF no Maracanã e tecnologia confirma decisões da arbitragem no Brasileirão.

Imirante Esportes, com informações da CBF

Atualizada em 20/02/2026 às 14h31
Impedimento semiautomático passa por primeiros testes no Maracanã
Impedimento semiautomático passa por primeiros testes no Maracanã (Divulgação)

RIO - A CBF concluiu a primeira fase de testes do impedimento semiautomático (SAOT) no Maracanã, durante a partida entre Fluminense Football Club e Botafogo de Futebol e Regatas, válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, no último dia 12 de fevereiro. O sistema confirmou os acertos das decisões tomadas em campo pela arbitragem.

O impedimento semiautomático foi implementado em parceria com a Genius Sports e segue em fase experimental. Durante os testes, as imagens geradas pela tecnologia ainda não ficaram disponíveis para consulta do trio de arbitragem.

Impedimento semiautomático confirma decisões no clássico

As imagens “gamificadas” produzidas pelo sistema do impedimento semiautomático mostram lances de difícil interpretação ocorridos no clássico carioca. Os jogadores aparecem como avatares digitais, com uniformes idênticos aos oficiais.

Em um dos lances analisados:

O lateral Renê, do Fluminense, aparece com o pé direito à frente de Alex Telles, do Botafogo, configurando posição irregular.

Em outro momento:

Luciano Acosta surge em condição legal, com o zagueiro Alexandre Barboza dando condição para a jogada.

Nos dois casos, a decisão do árbitro Rafael Klein foi confirmada pela tecnologia do impedimento semiautomático, reforçando a precisão do sistema.

CBF avalia resultados como positivos

O presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, Netto Góes, classificou a primeira etapa do impedimento semiautomático como bastante satisfatória.

“O uso da tecnologia é voltado para otimizar a decisão do árbitro em campo, oferecendo ferramentas para que ele tome a melhor decisão. Isto realmente vai tornar muito mais transparente o jogo”, afirmou.

Segundo Góes, além da análise precisa dos lances, o impedimento semiautomático também proporciona:

Melhoria na infraestrutura dos estádios

Coleta de dados técnicos dos atletas

Armazenamento e disponibilização de informações aos clubes

Maior transparência para torcedores e dirigentes

Todo o investimento faz parte do contrato firmado entre a CBF e a Genius Sports.

Próximos estádios receberão o impedimento semiautomático

Após os testes iniciais no Maracanã, o impedimento semiautomático será instalado gradualmente em outras arenas que recebem jogos do Campeonato Brasileiro. Estão na lista:

Arena do Grêmio

Arena MRV

Allianz Parque

Estádio Anísio Haddad (Maião)

Arena Fonte Nova

Vila Belmiro

Enquanto o processo de instalação segue nos demais estádios, o Maracanã ainda passará por uma nova rodada de testes do impedimento semiautomático antes da possível implementação oficial no futebol brasileiro.

A expectativa da CBF é que a tecnologia amplie a precisão das decisões e fortaleça a credibilidade da arbitragem no Campeonato Brasileiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.