RIO - A CBF criou o PARF-B (Programa de Apoio à Reestruturação Financeira de Clubes da Série B) e confirmou mudanças importantes no formato da competição. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5), durante a reunião do Conselho Arbitral da Série B, e inclui a criação de playoffs entre os clubes que terminarem entre a 3ª e a 6ª colocação ao fim da fase classificatória.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a sustentabilidade econômica da Série B, vinculando o apoio financeiro da Confederação Brasileira de Futebol ao compromisso dos clubes com a responsabilidade fiscal, transparência e boas práticas de gestão.
CBF cria PARF-B para garantir equilíbrio financeiro
Com a implantação do PARF-B, a CBF reafirma o compromisso de valorização da Série B e garante, para esta temporada, maior tranquilidade financeira aos participantes. Pelo programa, a entidade seguirá custeando integralmente despesas consideradas essenciais para a disputa do campeonato, como:
Logística (transporte e hospedagem);
Exames antidoping;
Taxas de arbitragem.
No entanto, a manutenção desses benefícios passa a depender do cumprimento de critérios estabelecidos pelo Sistema de Sustentabilidade Financeira (Fair Play Financeiro), desenvolvido pela própria CBF.
Exigências passam a valer já nesta temporada
A partir deste ano, os clubes precisarão apresentar colaboração efetiva e maior controle financeiro para continuar recebendo o suporte da entidade. A proposta busca estimular uma gestão mais responsável e evitar desequilíbrios econômicos ao longo da competição.
Para o presidente da CBF, Samir Xaud, a reunião atendeu às expectativas de todas as partes envolvidas.
“Foi uma reunião muito produtiva. Estamos numa reconstrução dos nossos campeonatos. A Série B era um produto desvalorizado, e estamos trabalhando nessa valorização. A CBF continuará ajudando os clubes financeiramente, mas em contrapartida eles precisam mostrar controle financeiro”, afirmou.
Playoffs prometem aumentar competitividade
Além do PARF-B, a reunião do Conselho Arbitral definiu a criação de playoffs entre os times que terminarem a Série B entre a 3ª e a 6ª posições, ampliando a disputa pelo acesso até as rodadas finais.
O vice-presidente da CBF, Gustavo Henrique Dias, destacou que a medida corrige erros do passado e valoriza o campeonato.
“Queremos trilhar um caminho para que essa competição seja cada vez mais valorizada. É um torneio muito disputado e que agrada ao público”, disse.
Clubes veem Série B “renovada”
Entre os representantes dos clubes, o clima após a reunião foi de otimismo. Guilherme Bellintani, dono da SAF do Londrina, avaliou que a combinação entre nova fórmula de disputa e responsabilidade fiscal representa um avanço histórico.
“A Série B sai daqui absolutamente renovada. Os playoffs mantêm o meio da tabela disputando o acesso até o fim. E, financeiramente, é um movimento inédito da CBF ao condicionar o financiamento da logística ao cumprimento das primeiras regras do Fair Play financeiro”, afirmou.
Com o PARF-B e o novo formato com playoffs, a Série B passa por uma reformulação que busca mais equilíbrio, competitividade e segurança financeira para os clubes participantes.
Saiba Mais
- CBF define confrontos dos maranhenses na Copa do Brasil
- CBF muda posicionamento da cabine do VAR no Brasileirão e anuncia novidades para 2026
- CBF anuncia profissionalização da arbitragem brasileira a partir do Brasileirão 2026
- Brasil jogará FIFA Series em preparação para a Copa do Mundo
- CBF divulga datas dos amistosos do Brasil contra França e Croácia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.