MA na torcida!

Com maranhense, handebol feminino busca a primeira vitória em Tóquio

Depois de estreia com empate diante das atuais campeãs, Brasil, que tem a central maranhense Ana Paula, vai tentar primeiro triunfo em Tóquio diante da Hungria

Eduardo Lindoso/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Ana Paula na estreia do Brasil em Tóquio
Ana Paula na estreia do Brasil em Tóquio (Wander Roberto / COB)

SÃO LUÍS – Depois de o Brasil inteiro, e o Maranhão, é lógico, vibrar com a medalha de prata da Rayssa Leal no skate, agora é hora de manda energias positivas também para os outros maranhenses nas Olimpíadas de Tóquio. E quem estará em ação na noite desta segunda-feira, 26, é a central Ana Paula, pela Seleção Brasileira de Handebol, que enfrenta a Hungria, às 23h (horário de Brasília), pela segunda rodada da fase de grupos do torneio olímpico. O Brasil estreou empatando, por 24 a 24, com o Comitê Olímpico Russo. A seleção russa é a atual campeã dos jogos.

LEIA TAMBÉM

Maranhão em Tóquio 2021: conheça os 12 atletas do estado que estarão nas Olimpíadas

Maranhense chega ao Japão para participar da sua quarta Olimpíada

Com 18 campeões olímpicos, Brasil terá 301 atletas

Em sua quarta Olimpíada, Ana Paula ainda busca sua primeira medalha olímpica. Ela participou das Olimpíadas de Pequim, Londres e do Rio. Foi campeã dos jogos sul-americanos de Santiago, no Chile, em 2014. Foi também campeã do Pan-americano, em 2011 no Brasil, 2013, na República Dominicana (sendo a melhor central do torneio) e 2017 na Argentina.

Embora não tenha conseguido a vitória, a Seleção Brasileira, que mescla atletas jovens com experientes, jogou para vencer e ofereceu resistência diante do forte time russo, campeão na Rio-2016. O empate do time brasileiro foi considerado um bom resultado e aconteceu muito graças à atuação da goleira Babi, que fez defesas inacreditáveis.

O Brasil continua sua caminhada diante ainda da Espanha, Suécia e França na fase de grupos.

Mais sobre Ana Paula

Do bairro da Liberdade, Ana Paula começou a jogar handebol em 2001, na escola Alberto Pinheiro, em São Luis. Em 2002 foi morar São Paulo, na cidade de Guarulhos, e assinou contrato com o clube espanhol BM Puertodulce Roquetas. Jogou apenas uma temporada pelo clube e foi para a BM Elche Mustang, também da Espanha. No país ibérico fez sucesso, marcando 246 gols, sendo o principal nome da equipe na Liga dos Campeões da Europa. Em seguida rodou por vários países do velho continente.

Jogos do handebol feminino em Tóquio

26.07 – 23h (horário de Brasília) – Brasil x Hungria

28.07 – 23h (horário de Brasília) – Brasil x Espanha

31.07 – 4h15 (horário de Brasília) – Brasil x Suécia

01.08 – 23h (horário de Brasília) – Brasil x França

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.