Liga de Basquete Feminino

Cristian Santander destaca excelência da defesa do Sampaio Basquete contra a Uninassau

Em entrevista exclusiva ao <b>Imirante Esporte</b>, o técnico argentino comenta sobre planos futuros para a temporada.

Priscille Damous / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Cristian Santander ressalta eficiência na defesa do Sampaio Basquete. (Foto: Priscille Damous / Imirante Esporte)
Cristian Santander ressalta eficiência na defesa do Sampaio Basquete. (Foto: Priscille Damous / Imirante Esporte)

SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete estreou com o pé direito na temporada 2019 da Liga de Basquete Feminino (LBF) e conquistou a importante vitória de 66 a 38 diante da Uninassau (PE), no último sábado (16), no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís. Em entrevista exclusiva ao Imirante Esporte, o técnico argentino Cristian Santander ressaltou a importância de um time defensivo e comentou sobre a expectativa para os dois próximos jogos, que serão disputados fora de casa.

Cristian Santander, técnico do Sampaio Basquete. (Foto: Priscille Damous / Imirante Esporte)
Cristian Santander, técnico do Sampaio Basquete. (Foto: Priscille Damous / Imirante Esporte)

Leia também: Sampaio Basquete estreia na LBF com vitória sobre o Uninassau

Treinador argentino comemora acerto com o Sampaio Basquete: "grande passo na carreira"

"A nossa defesa foi muito boa, no segundo tempo fomos mais eficientes. Então, isso abriu o jogo, mas é muito importante que, a cada dia que trabalhamos, podemos somar conceitos de ataque e defesa, porque ainda é pouco tempo que temos juntos, então vamos pouco a pouco", acentuou Santander, destacando o pouco tempo que o time teve para treinar antes do início da LBF, já os treinos começaram em meio ao Carnaval.

O torcedor do Sampaio já está na expectativa para os novos reforços do time, que ainda contará com nomes de peso como: Tainá Paixão, atleta de Seleção Brasileira, que conquistou três títulos sul-americanos e já chegou a defender a equipe tricolor na temporada 2016/2017, a armadora retornará ao Sampaio Basquete após o encerramento da Liga Portuguesa, onde defende a equipe AD Vagos, a pivô Clarissa que, atualmente está atuando no Campeonato Francês pelo Lyon ASVEL e conta com três títulos da LBF no currículo e Érika de Souza, destaque brasileiro no exterior e sucesso pela Seleção Brasileira, a pivô soma experiência com passagens pela liga americana WNBA (Women's National Basketball Association) pelo Atlanta Dream e no Campeonato Espanhol, defendendo o bicampeão Avenida.

Apesar de ter futuras peças disponíveis, Cristian Santander acredita que o caminho à percorrer pela LBF ainda é longo, e seu principal objetivo é o entrosamento do time atual. "Minha preocupação hoje são elas, as jogadoras que estão aqui, então eu tenho que fazer o melhor possível com elas para tentar ganhar cada jogo. Quando as outras jogadoras chegarem para somar, melhor, mas eu não tenho que pensar no futuro, eu tenho que pensar no agora, dia a dia com elas e, é muito importante essa vitória para ganhar confiança", garante.

Ao falar sobre a tática do treinamento, o ex-técnico da Seleção Argentina garante que é mais fácil trabalhar defesa do que trabalhar com um sistema ofensivo mais complicado.

Técnico comenta sobre planos futuros na temporada. (Foto: Priscille Damous / Imirante Esporte)
Técnico comenta sobre planos futuros na temporada. (Foto: Priscille Damous / Imirante Esporte)

"Comecei por trabalhar com a defesa e pouco a pouco vamos trabalhando o ataque, se temos opção de contra-ataque muito melhor, se temos jogadoras eficientes muito melhor, mas eu tenho que trabalhar os dois aspectos", disse em entrevista exclusiva ao Imirante Esporte.

Abordando sobre seus futuros compromissos, Cristian Santander comenta sobre a dificuldade em enfrentar seu próximo adversário fora de casa: "Vamos ter um jogo muito difícil contra o Santo André, que é o atual campeão paulista, muito tempo juntas e vamos trabalhar três dias para esse jogo, com tranquilidade e tentar ganhar sempre".

Sampaio Basquete e Santo André se enfrentam na noite desta quinta-feira (21), às 20h30, no Ginásio Pedro Dell'Antonia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.