Liga de Basquete Feminino

Treinador argentino comemora acerto com o Sampaio Basquete: "grande passo na carreira"

Cristian Santander levou a seleção de seu país ao título do Sul-Americano em 2018.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Cristian Santander, novo técnico do Sampaio Basquete.
Cristian Santander, novo técnico do Sampaio Basquete. (Divulgação)

SÃO LUÍS – Vice-campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2018, o Sampaio Corrêa Basquete anunciou, nesta quinta-feira (10), o seu novo comandante para a próxima temporada da competição nacional. O argentino Cristian Santander, de 46 anos, deixou a seleção feminina da Argentina para assumir a Bolívia Querida e substituir o francês Virgil Lopez, que acertou transferência para ser auxiliar técnico no Montpellier.

Com experiência de auxiliar técnico na Argentina por seis anos e técnico da seleção feminina do Chile entre 2007 e 2012, Cristian Santander chega ao Sampaio Basquete após um feito histórico com a equipe de seu país: sob a batuta de Santander, no cargo desde 2013, a Albiceleste encerrou um jejum de 70 anos e conquistou o Sul-Americano de Basquete Feminino de 2018, disputado na Colômbia.

Em entrevista ao site oficial da LBF, Cristian Santander comemorou o acerto com o Sampaio Corrêa e fez elogios ao principal torneio de basquete feminino do país. O treinador argentino também disse que está ansioso para ter o primeiro contato com a torcida do Tubarão.

“Estou muito feliz de poder chegar a uma das melhores Ligas do continente. É um grande passo na minha carreira. Conheço bem a LBF, e conhecerei ainda mais pouco a pouco. Tenho as melhores expectativas para fazer um grande campeonato e levar o Sampaio a alcançar grandes coisas. Sei como a torcida acompanha a equipe, e gosto muito desse apoio. Espero que a equipe possa rapidamente se identificar com seus torcedores”, afirmou Santander.

De acordo com Cristian Santander, o elenco do Sampaio Basquete para a temporada 2019 da LBF está praticamente definido, e todos os nomes devem ser anunciados na próxima semana. Até agora, a única atleta confirmada pelo Tricolor é uma compatriota do treinador: a pivô argentina Agustina Leiva, que disputou 19 jogos por Presidente Venceslau na última edição da liga, com médias de 11,5 pontos e 5,4 rebotes em 24,5 minutos.

A tabela completa da temporada 2019 será divulgada pela organização da LBF nas próximas semanas. Nesta edição, a Liga contará com 11 equipes participantes: Sampaio Corrêa, Catanduva (SP), Blumenau (SC), Ituano (SP), Santo André (SP), São Bernardo (SP), Uninassau (PE), Vera Cruz Campinas (SP), LSB (RJ), Sorocaba (SP) e Araraquara (SP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.