Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete estreia na LBF com vitória sobre o Uninassau

Tricolor tem início tímido, mas dá aula de defesa no segundo tempo e consegue triunfo no Costa Rodrigues.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Sampaio Basquete e Uninassau se enfrentaram no Costa Rodrigues.
Sampaio Basquete e Uninassau se enfrentaram no Costa Rodrigues. (De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS – O Sampaio Corrêa Basquete iniciou bem a sua caminhada em busca do segundo título na Liga de Basquete Feminino (LBF). Em partida válida pela primeira rodada da temporada 2019 e disputada na tarde deste sábado (16), no Ginásio Costa Rodrigues, a Bolívia Querida apresentou alguns momentos de oscilação, naturais para uma equipe que está em começo de trabalho, mas foi dominante diante do Uninassau (PE), principalmente no segundo tempo, e conquistou a vitória por 66 a 38, para delírio da torcida tricolor.

No primeiro quarto de partida no Costa Rodrigues, o Uninassau teve um aproveitamento melhor e abriu cinco pontos de vantagem, mas o Sampaio Basquete, liderado por Raphaella Monteiro, reagiu e fechou o período com a vitória por 17 a 14. Nos 10 minutos seguintes, a equipe pernambucana aproveitou os erros tricolores na quadra de ataque e empatou o jogo em 26 a 26 antes do intervalo.

Já no terceiro quarto, o Sampaio Basquete voltou mais concentrado, principalmente na defesa, e abriu vantagem de oito pontos sobre o Uninassau. Já no último período, a equipe maranhense deu uma aula defensiva sobre as pernambucanas, que marcaram apenas três pontos em 10 minutos, e confirmou uma tranquila vitória no Costa Rodrigues.

Uma das principais contratações do Sampaio Basquete para a temporada 2019 da LBF, a ala Raphaella Monteiro mostrou o seu cartão de visitas e encerrou o jogo com um duplo-duplo: 17 pontos e 15 rebotes. A ala-armadora Tyler Scaife também anotou 17 pontos e deixou uma boa impressão para a torcida tricolor, enquanto a pivô argentina Agustina Leiva contribuiu com 12 pontos e dois rebotes. Pelo lado do Uninassau, a cestinha foi a ala Leila Zabani, que fez 14 pontos.

Com o triunfo no Costa Rodrigues, o Sampaio Basquete divide a liderança da Liga de Basquete Feminino com Vera Cruz Campinas, Blumenau e Ituano, que também venceram na rodada de abertura da competição nacional. O Uninassau, por sua vez, junta-se a LSB (RJ), Sorocaba (SP) e Sesi Araraquara (SP) na lista de equipes derrotadas no primeiro jogo da Liga.

Agora, o Sampaio Basquete terá dois compromissos consecutivos como visitante na LBF, sendo que o primeiro deles será nesta quinta-feira (21), às 20h30, contra o Santo André, no Ginásio Pedro Dell’Antonia. Na mesma data, mas às 19h, o Uninassau enfrenta o São Bernardo fora de casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.