Craques internacionais e joia do Vasco passaram por São Luís em 2022
Rayan, uma das grandes revelações desta temporada, Estêvão e Vitor Reis, ex-Palmeiras, que estão na Europa, vestiram a camisa da Seleção Brasileira sub-17 em São Luís.
SÃO LUÍS - O jornalista inglês, radicado no Brasil, Tim Vickery, usou uma frase interessante para falar sobres as categorias de base das seleções sul-americanas: “Ver as partidas dessas seleções de base da América do Sul é como assistir a trailers de grandes filmes que serão lançados em breve”. E fazendo um exercício em cima dessa frase, a equipe do Imirante Esporte resolveu relembrar a passagem da Seleção Brasileira sub-17 por São Luís, em novembro de 2022, para uma série de quatro amistosos contra Chile e Paraguai, no estádio Castelão. E encontramos um craque já revelado para o futebol mundial, Estêvão, que teve uma passagem apagada pela capital, mas relembramos que o camisa 7 daquela equipe, Rayan, do Vasco, já vinha mostrando que tinha o potencial que tem mostrado nas últimas semanas no futebol Brasileiro.
As duas estrelas da equipe do Brasil sub-17, que naquela época veio a São Luís em preparação para o Campeonato Sul-Americano de 2023, já tinham altas multas rescisórias em seus contratos, Estêvão com o Palmeiras, e Rayan, no Vasco. Mas foi Rayan mesmo o grande destaque do time naquela época treinado por Phelipe Leal. A joia do Vasco fez o gol de uma das vitórias sobre o Paraguai e encantou o pouco público que compareceu ao Castelão com boas jogadas. Estêvão não marcou e atuou poucos minutos.
Outras promessas que estiveram em São Luís
Além de Rayan e Estêvão, a Seleção sub-17 que passou por São Luís contava com vários nomes que viriam a despontar no cenário nacional e internacional:
J.P. Chermont, lateral do Santos, que chegou ao time profissional meses depois;
Riquelme, atacante que hoje integra o elenco principal do Fluminense;
Vitor Reis, zagueiro então do Palmeiras, vendido ao Manchester City, da Inglaterra, por cerca de R$ 232 milhões.
Esses jovens formavam uma das gerações mais promissoras das categorias de base da Seleção, que se preparava para o Campeonato Sul-Americano de 2023.
Quatro vitórias e 100% de aproveitamento no Castelão
Durante sua estadia em São Luís, a Seleção Brasileira sub-17 disputou quatro amistosos e venceu todos:
Brasil 5 x 0 Paraguai
Brasil 1 x 0 Paraguai
Brasil 5 x 0 Chile
Brasil 1 x 0 Chile
O futuro dos "trailers" do futebol brasileiro
Dois anos após aquela passagem pelo Maranhão, os nomes que o público viu no Castelão começam a brilhar em grandes estádios. Rayan se tornou destaque do Vasco no Brasileirão, enquanto Estêvão é considerado uma das maiores promessas recentes do Brasil.
Aquela visita da Seleção Brasileira sub-17 a São Luís, antes vista como um simples amistoso preparatório, hoje ganha novo significado: foi o primeiro ato de uma geração que promete marcar o futebol brasileiro nos próximos anos.
Confira a lista de convocados da Seleção Brasileira Sub-17 que passou por São Luís
Goleiros:
Caio (Flamengo)
Luiz Turatto (Juventude)
Phillipe Gabriel (Vasco)
Laterais:
J.P. Chermont (Santos)
Vitor Reis (Atlético-MG)
Esquerdinha (Fluminense)
João Souza (Santos)
Zagueiros:
Dayvisson (Athletico-PR)
Dalla Corte (Internacional)
Da Mata (Grêmio)
Vitor Nunes (Palmeiras)
Meio-campistas:
Bernardo Valim (Botafogo)
Dudu (Athletico-PR)
Guilherme (São Paulo)
Lucas Camilo (Grêmio)
Luiz Gustavo Bahia (Corinthians)
Matheus Ferreira (Vasco)
Atacantes:
Estevão (Palmeiras)
Luis Guilherme (Palmeiras)
Pedrinho (Corinthians)
Rayan (Vasco)
Ricardo (Internacional)
Riquelme (Fluminense)
Rodrigo Cezar (Santos)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.