SÃO LUÍS - O noticiário esportivo do mês de dezembro teve como destaque o tricampeonato da maranhense Rayssa Leal na Liga Mundial de Skate e as vitórias de três maranhenses no Prêmio Brasil Olímpico. Além disso, as preparações de Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético para o Campeonato Maranhense de 2025 também foram assuntos relevantes nesse período. Relembre o que foi destaque em dezembro no Imirante Esporte!
Rayssa Leal conquista o inédito tricampeonato da Liga Mundial de Skate em São Paulo
A skatista maranhense Rayssa Leal se tornou a primeira tricampeã da história da categoria feminina da Street League Skateboarding (SLS), a Liga Mundial de Skate Street, após vencer a SLS Super Crown 2024 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
Contando com o apoio de mais de 16 mil torcedores, Rayssa mostrou toda a sua capacidade de decisão e faturou o terceiro título consecutivo do Super Crown na última manobra, superando as japonesas Coco Yoshizawa e Yemeka Oda.
Maranhenses são destaques em cerimônia do 25ª Prêmio Brasil Olímpico
Foi realizada no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, a cerimônia do 25º Prêmio Brasil Olímpico (PBO) e teve maranhenses premiados.
Nas premiações por modalidades, Rayssa Leal, medalha de bronze no Jogos de Paris, foi a melhor no skate, Bruno Lobo o melhor atleta na vela e Thalia Costa, destaque na Seleção Brasileira, ganhou no rugby seven. Rebeca Andrade, da ginástica artística, e Caio Bonfim, do atletismo, foram os vencedores do Atleta do Ano – Troféu Rei Pelé de 2024.
É tempo de Botafogo! Fogão é campeão brasileiro após 29 anos
O Botafogo é campeão brasileiro depois de 29 anos. No estádio Nilton Santos, o Glorioso venceu o São Paulo, por 2 a 1, e garantiu a sua terceira taça do Campeonato Brasileiro. Savarino e Gregore marcaram os gols do Glorioso. Willliam Gomes balançou as redes para o Tricolor.
Esse é o terceiro título brasileiro da história do Botafogo. O clube já havia sido campeão em 1968 e 1995. Já o São Paulo terminou o campeonato na sexta colocação e se classificou diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores.
Sampaio Corrêa vence primeiro jogo-treino de pré-temporada no CT José Carlos Macieira
O Sampaio Corrêa venceu o time sub-20 do IAPE por 3 a 1 no CT José Carlos Macieira, no primeiro jogo-treino da pré-temporada do clube tricolor. Os gols da vitória da Bolívia Querida foram marcados pelo atacante Bacurau, que veio do São Luís e está em período de avaliação, pelo meia Alan Stence e pelo atacante Adriano, promovido das categorias de base.
O jogo-treino entre Sampaio Corrêa e o sub-20 do IAPE serviu como preparação das duas equipes para os desafios que terão pela frente no início da temporada de 2025. Enquanto a Bolívia Querida faz ajustes para o Campeonato Maranhense e a fase de grupos da Copa do Nordeste, que são as primeiras competições oficiais do ano, a equipe de base do Canário da Ilha, atual campeã maranhense sub-19, está trabalhando para participar da Copa São Paulo de Futebol Junior.
Maranhão Atlético goleia a seleção de Pindaré-Mirim em jogo-treino de pré-temporada
O Maranhão Atlético goleou a seleção do município de Pindaré-Mirim por 6 a 0 no primeiro jogo da pré-temporada, realizado na tarde deste domingo (15), no Parque Valério Monteiro. Utilizando uma formação diferente em cada etapa da partida, o Quadricolor garantiu uma vitória sem sustos sobre o selecionado pindareense, com gols de Kessinho, Clessione (2), Dieguinho e Emerson Vagalume.
Depois de golear a seleção de Pindaré-Mirim, o Maranhão Atlético ainda terá mais dois testes durante o mês de dezembro. O Quadricolor disputará mais um jogo-treino no próximo domingo (22), contra o Santa Quitéria, em local a ser definido, e vai enfrentar o Altos no dia 29 de dezembro, em amistoso marcado para São Luís.
Moto Club anuncia "pacotão" de reforços e chega a 25 atletas no elenco para 2025
Em sua quinta semana de pré-temporada, com ajustes táticos, técnicos e físicos no CT Pereira dos Santos, o Moto Club continua qualificando o elenco para as disputas do Campeonato Maranhense e da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2025. O Papão do Norte anunciou, nesta quarta-feira (4), um "pacotão" de oito jogadores para a próxima temporada: os goleiros Douglas Henrique e Vanilton, o zagueiro Luís Fernando, o lateral-esquerdo Gustavo Rodrigues, o volante Davi Borel, os meias William Bolinha e Maurício dos Anjos, e o meia-atacante Luís Gustavo.
Até o momento, o Moto Club já tem 25 atletas no elenco que disputará a temporada de 2025. O treinador do Papão é Zé Augusto, que vai para a sua segunda passagem pelo clube rubro-negro com o objetivo de faturar o terceiro título consecutivo do Campeonato Maranhense, após levantar a taça com o Maranhão Atlético em 2023 e pelo Sampaio Corrêa em 2024.
Estádio Castelão passa por manutenção antes da temporada de 2025
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Maranhão (Sedel) informou que as atividades esportivas no Estádio Castelão, em São Luís, estão paralisadas para a realização da manutenção preventiva do gramado, além de melhorias estruturais e de instalações internas, visando a temporada do futebol maranhense em 2025. De acordo com a Sedel, o Castelão poderá ser utilizado novamente a partir do dia 5 de janeiro.
Com a paralisação das atividades no Estádio Castelão, Sampaio Corrêa, Moto Club e Maranhão Atlético não poderão realizar amistosos ou jogos-treinos de pré-temporada no local durante o mês de dezembro. O Moto chegou a disputar um jogo-treino no Castelão contra o Peñarol/Seleção de Pindaré e tinha a intenção de utilizar o estádio para um amistoso contra o Altos, que está marcado para o dia 27.
Campeonato Maranhense de 2025 tem tabela básica divulgada pela FMF
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou a tabela básica e os detalhes das três primeiras rodadas do Campeonato Maranhense de 2025, que começa em janeiro e contará com a participação de oito equipes: Sampaio Corrêa, Maranhão Atlético, Imperatriz, Moto Club, Tuntum, Pinheiro, Real Codó e IAPE. A fórmula de disputa da próxima edição do Estadual será a mesma de 2024, com a competição sendo realizada em 18 datas, em decisão tomada pelos clubes e pela FMF durante a primeira reunião do Conselho Arbitral, ocorrida no dia 22 de novembro.
O jogo de abertura do Campeonato Maranhense de 2025 será disputado entre Imperatriz e Sampaio Corrêa, que se enfrentam no dia 11 de janeiro, às 19h30, no Estádio Frei Epifânio. Já no dia 12 de janeiro, Moto Club e Maranhão Atlético disputam o primeiro clássico da temporada no Estádio Castelão, a partir das 16h, enquanto Pinheiro e Real Codó duelam às 17h no Estádio Costa Rodrigues. A partida entre Tuntum e IAPE, por sua vez, foi adiada, já que boa parte do elenco do Canário da Ilha estará na disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior.
João Afro fecha 2024 com título nacional de Rally e mais um pódio para o Maranhão
O ano de 2024 foi vitorioso para o piloto João Afro, que conquistou vários pódios para o Maranhão em competições nacionais de rally. O último veio no Campeonato Cearense de Rally Baja, que reuniu os melhores pilotos do país. A competição foi realizada na Fazenda Jiboia, em Itaitinga (CE). Na categoria UTV 1, a principal do campeonato, João Afro subiu ao pódio em quinto lugar nesta etapa e ficou em terceiro lugar na classificação geral.
No acumulado de pódios da temporada 2024, João Afro foi Campeão Brasileiro de Rally de Regularidade CBM; Campeão do Rally de Erechim 2024/RS; Vice-Campeão do Piauí Rally Cup; Vice-Campeão do Piauiense de Rally Baja.
"Feliz pelo reconhecimento", diz Bruno Lobo após receber Prêmio Brasil Olímpico
O kitesurfista maranhense Bruno Lobo recebeu um dos prêmios mais importantes de sua vitoriosa carreira. Bruno foi eleito o melhor atleta da vela na 25ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), cuja cerimônia de entrega ocorreu no Rio de Janeiro. Promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o PBO escolhe os melhores esportistas do país nas modalidades olímpicas e paralímpicas a cada temporada.
Bruno Lobo faturou o inédito Prêmio Brasil Olímpico após se destacar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em sua primeira competição olímpica na carreira, o atleta maranhense conquistou o melhor resultado da vela brasileira nesta edição dos Jogos, chegando em sexto lugar na Fórmula Kite, cujas regatas ocorreram na Marina de Marselha, no Sul da França.
Saiba Mais
- Vereadores começam a 'bater ponto': veja como foi o mês de dezembro na política
- Agente da SMTT atropelado, falso médico condenado, artista de circo vítima de estupro volta a se apresentar: veja como foi o mês de dezembro
- Thaynara OG reforça pluralidade do Nordeste, Paula Nordestina canta em programa de Frank Aguiar: veja como foi o mês de novembro
- Acidente em SP, morte professor Junerlei, estupro em circo: veja como foi o mês de novembro
- Brasil nos Lençóis Maranhenses e Gabriel Medina na pororoca: veja como foi o esporte em novembro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.