Retrospectiva - 2024

Março: Cerimônia do “Oscar do Esporte Maranhense", Bruno Lobo é destaque na vela e Gabigol é suspenso

Mês foi marcado ainda por estreia do Sampaio na LBF e título sul-americano feminino do Brasil.

Imirante Esporte

Atletas do beach soccer foram homenageados na cerimônia ( Foto - Divulgação / TV Mirante)
Atletas do beach soccer foram homenageados na cerimônia ( Foto - Divulgação / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Maior premiação do esporte maranhense, o Troféu Mirante teve a realização da sua 19ª edição em março. Neste mês, Bruno Lobo, que já se preparava para os Jogos Olímpicos de Paris, vencia competição na Europa e Gabigol era suspenso do futebol. Março viu também a estreia da Sampaio Basquete na LBF, e com vitória, além do título do Sul-Americano Feminino Sub-17 do Brasil. 

Troféu Mirante Esporte coroa atletas de 28 modalidades em cerimônia no Teatro Arthur Azevedo

Atletas de 28 modalidades, mais o “Atleta do ano”, pelo júri popular e júri técnico, além da federação destaque, foram premiados nesta noite na 19ª edição do Troféu Mirante Esporte. O evento foi realizado no Teatro Arthur Azevedo, no centro de São Luís. Na edição, o tema da cerimônia foi “Maranhão nas Olimpíadas”, com uma homenagens a todos os atletas maranhenses que disputavam  vaga nos jogos de Paris 2024 e os que já passaram pelo maior evento esportivo do mundo. A premiação foi dividida em quatro temáticas: “Águas do Maranhão”, “Areias do Litoral”, “Ruas e Periferias” e “Ventos Maranhenses”. O atleta do ano no júri técnico foi a melhor jogadora de beach soccer do mundo, Adriele Rocha; o escolhido pelo voto popular foi o karateca Heitor Dhammer. A federação destaque foi a do beach soccer. 

Relembre aqui 

Bruno Lobo é destaque em competição antes das Olimpíadas

Bruno Lobo foi destaque internacional em competição na Espanha (Crédito: Divulgação)
Bruno Lobo foi destaque internacional em competição na Espanha (Crédito: Divulgação)

Principal atleta de kitesurf das Américas, o maranhense Bruno Lobo se destacou em mais uma competição internacional antes da tão aguardada participação nos Jogos Olímpicos. Mostrando muita determinação e regularidade nas regatas, Bruno ficou em quarto lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, evento que reuniu os principais atletas da modalidade no mundo e ocorreu entre os dias 15 e 24 de março, no Mar Menor, em Los Alcázares, na Espanha.

Relembre aqui 

Em São Luís, Sampaio Basquete estreia com vitória na LBF 2024

No início do mês de março, o Sampaio Basquete estreou com vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024. Jogando em São Luís, no estádio Costa Rodrigues, que teve um bom público, a Bolívia Querida venceu o Sodiê Mesquita-RJ, por 76 a 62, em um duelo marcado pela estreia de várias jogadoras no time maranhense e também do técnico  Bruno Guidorizzi. A MVP (Jogadora mais valiosa da partida) do jogo foi a armadora do Sampaio Basquete, Alana Gonçalo. Alana fez 19 pontos, teve seis rebotes e oito assistências. Alan foi também a maior pontuadora do Tricolor. A cestinha da partida foi Mayara Leoncio, do Mesquita, com 21 pontos. 

Relembre aqui 

Gabigol pega dois anos de suspensão por tentativa de fraude em antidoping

O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante. (Reprodução)
O julgamento foi apertado, com o placar de 5 a 4 a favor da punição do atacante. (Reprodução)

Esse terceiro mês de 2024 ficou marcado pela suspensão do jogador Gabigol, do Flamengo à epoca. Gabigol foi suspenso por dois anos por fraude do exame antidoping. O julgamento foi concluído pela Justiça Desportiva Antidopagem, em sessão que durou pouco mais de duas horas. Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame. Mesmo que o tenha feito e testado negativo, segundo o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle" e, por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

Relembre aqui

Seleção Brasileira conquista título do Sul-Americano Feminino Sub-17 com maranhense em campo

A Seleção Brasileira Feminina Sub-17 foi campeã do Sul-Americano da categoria em março. Com um início arrasador, o Brasil derrotou o Paraguai, por 4 a 1, na noite do domingo (31), no Estádio Carfem, em Ypané. A equipe comandada por Simone Jatobá, que conta com a maranhense Myka, conquistou o título de forma invicta. A conquista no Paraguai é o quinto da Seleção Feminina no Sul-Americano. A Amarelinha venceu também em 2010, 2012, 2018 e 2022.

Relembre aqui 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.