Reconhecimento

Troféu Mirante Esporte coroa atletas de 28 modalidades em cerimônia no Teatro Arthur Azevedo

Edição 19 da premiação escolheu ainda os "Atletas do ano" e "Federação Destaque", além de homenagens aos maranhenses "olímpicos".

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 22/03/2024 às 12h29
Atletas do beach soccer foram homenageados na cerimônia ( Foto - Divulgação / TV Mirante)
Atletas do beach soccer foram homenageados na cerimônia ( Foto - Divulgação / TV Mirante)

SÃO LUÍS - Atletas de 28 modalidades, mais o “Atleta do ano”, pelo júri popular e júri técnico, além da federação destaque, foram premiados nesta noite na 19ª edição do Troféu Mirante Esporte. O evento foi realizado no Teatro Arthur Azevedo, no centro de São Luís. Nesta edição, o tema da cerimônia foi “Maranhão nas Olimpíadas”, com uma homenagens a todos os atletas maranhenses que estão disputando vaga nos jogos de Paris 2024 e os que já passaram pelo maior evento esportivo do mundo. A premiação foi dividida em quatro temáticas: “Águas do Maranhão”, “Areias do Litoral”, “Ruas e Periferias” e “Ventos Maranhenses”. O atleta do ano no júri técnico foi a melhor jogadora de beach soccer do mundo, Adriele Rocha; o escolhido pelo voto popular foi o karateca Heitor Dhammer. A federação destaque foi a do beach soccer. 

Abertura 

Como de costume, o Troféu Mirante Esporte começou com o hino do Brasil, sendo executado pelo coral “Vem Cantar”. Na sequência, os apresentadores Juraci Vieira e Heloísa Batalha abriram a apresentação do evento, que foi aberto mais uma vez pelo presidente do conselho deliberativo do Grupo Mirante, Fernando Sarney. 

Em sua abertura, Fernando falou sobre a importância da iniciativa e saudou todos os atletas e convidado presentes no teatro. “Chegamos a 19ª edição do Troféu Mirante Esporte, 19 anos reconhecendo e premiando que se destaca em 28 diferentes modalidades esportivas no Maranhão. Apesar de todo esse tempo, cada premiação é como se fosse a primeira. Por trás dos preparativos, uma equipe de profissionais aguerrida, competente e, também, campeã. Mas quem faz o Troféu Mirante ser o que é são os que o recebem". 

Logo depois da sua fala, Fernando Sarney ressaltou a presença de algumas autoridades presentes na festa, como o ministro dos esportes, André Fufuca, e o vice-governador, Felipe Camarão. 

Camarão exaltou a importância do Troféu Mirante para o esporte maranhense e brasileiro. Logo depois, André Fufuca também falou com o público. 

Homenagem ao beach soccer 

Após a fala das autoridades, foi exibido um vídeo em homenagem ao beach soccer maranhense, que recentemente teve os maranhenses Datinha e Bobô na campanha do título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA. Os homenageados subiram no palco, junto com a melhor jogadora do mundo de beach soccer, Adriele Rocha, e o coordenador da modalidade na CBF, Eurico Pacífico. Todos atletas foram homenageados e receberam troféus. 

Premiação 

Com as devidas homenagens feitas, e os anúncios dos patrocinadores, a premiação foi iniciada. O tema da cerimônia - “Maranhão nas Olimpíadas” –, foi apresentado com um vídeo lembrando todos atletas do Maranhão que devem estar nos Jogos Olímpicos de Paris. 

Como foi dividido em temas, a premiação começou com o tema “Águas do Maranhão”. E a modalidade “natação” teve Stefany Amorim como vencedora. Logo depois, o jovem Theo Nonato levou o troféu no “surfe”. Na Ginástica a grande vencedora foi Ana Heloísa Saraiva. Na sinuca o premiado foi Rogério Corrêa. 

Logo depois, Fábio Cadasso ganhou mais uma vez no “automobilismo”. Ele venceu o prêmio pela quarta vez. Depois foi a vez de Fábio Sobral ganhar no Triathlon. No “motoclismo” o destaque escolhido Marcelo Medeiros. Na modalidade “paralímpico” o nadador Davi Hermes ficou com o troféu. 

Depois da premiação paralímpica, o coral “Vem Cantar” fez uma louvação a São Luís, cantando vários sucessos do estado. 

Premiação “Areias do Litoral”

Com o tema “Areias do Litoral”, a premiação deu prosseguimento. Na modalidade futsal Fredson, do Araioses Futsal, foi o ganhador. Hayla Paredão foi vencedora no handebol. Depois foi anunciado Andreia Almeida como vencedora no “tiro esportivo”. 

No xadrez João Marcelo foi o escolhido. Ainda nos tabuleiros, Fernandinho França ganhou no “jogo de damas”. 

Incentivo ao esporte 

Teatro estava completamente lotado na premiação ( Foto - Divulgação / TV Mirante)
Teatro estava completamente lotado na premiação ( Foto - Divulgação / TV Mirante)

A empresa parceira do esporte maranhense a empresa Equatorial Maranhão foi premiada com o troféu “Incentivo ao esporte”. Carlos Afonso Melo, superintendente da Equatorial, recebeu a homenagem. 

Logo depois foi chamado o vencedor do “tênis de mesa” e Paula Morais foi a escolhida. No tênis de quadra Bruna Lioto foi a premiada. No “badminton”, Nayara Sousa levou a melhor. 

Logo depois veio a premiação do futebol, com o goleiro do Moisés, do Maranhão Atlético, ficando o troféu. 

Em mais uma pausa na premiação, o coral “Vem cantar” interpretou a música Boi de Lagrimas. 

A premiação deu sequência com o skate. Com Nykolly Santos, jovem skatista, levando o prêmio. No atletismo, Clara Seguins ganhou. 

Como a federação de basquete maranhense decidiu não participar do prêmio, o maranhense Ruan Miranda, que atualmente joga na segunda divisão da NBA, foi premiado. Iziane Marques, tia de Ruan, e secretária nacional de esportes, subiu ao palco para receber a premiação. O tricampeão brasileiro de basquete, Sampaio Basquete, também foi lembrado. 

Na sequência, foi chamada Kemilly Miranda, vencedora da “capoeira”. No fisiculturismo, Sissy Figure 

Ventos Maranhenses 

Abrindo o tema dos ventos maranhenses, Artur Jucá ganhou no “kitesurf”. No “ciclismo”, Paulo Bala foi o melhor. No tatame, com o karatê, a vencedora foi Jheny Stefany. Ainda no tatame, no judô, Italo Mazzili, e no jiu-jitsu, Lohana Vitória ganhou. 

No voleibol, Caio Freitas levou a melhor sobre seus concorrentes, e encerrou as premiações. 

No encerramento desse quadro, o coral “Vem cantar” apresentou uma sequência de reggaes com o tema “São Luís Jamaica”. 

Premiações especiais

Na abertura das premiações especiais, a Federação Destaque foi o beach soccer. Adriele Rocha, que vem de dois títulos de melhor jogadora de beach soccer, foi a “Atleta do ano” em escolha do júri técnico e o “atleta do ano”, escolhido pelo júri popular, foi o kareteca Heitor Dhammer. 

VENCEDORES TROFÉU DO MIRANTE 2024 

ATLETISMO

CLARA SEGUINS

AUTOMOBILISMO

FÁBIO CADASSO

BADMINTON

NAYARA SOUSA

BEACH SOCCER

ADRIELE ROCHA

BOBÔ

DATINHA

CAPOEIRA

KEMILLY BIANCA

CICLISMO

PAULO BALA

FISICULTURISMO

SISSY FIGURE

FUTEBOL

MOISES FREITAS

FUTSAL

FREDSON

GINÁSTICA

ANA HELOYSA SARAIVA

HANDEBOL

AYLLA PAREDÃO

JIU-JITSU

LOHANA VITÓRIA

JOGO DE DAMAS

FERNANDINHO FRANÇA

JUDÔ

ITALO MAZZILI

KARATÊ

JHENY STEFANY

KITESURF

ARTHUR JUCÁ

MOTOCICLISMO

MARCELO MEDEIROS

NATAÇÃO

STEFANY AMORIM

PARALÍMPICO

DAVI HERMES

SINUCA

ROGÉRIO CORRÊA

SKATE

NIKOLY SANTOS

SURF

THEO NONATO

TÊNIS DE MESA

PAOLA MORAIS

TÊNIS DE QUADRA

BRUNA LIOTTO

TIRO ESPORTIVO

ANDREIA ALMEIDA

TRIATHLON

FÁBIO SOBRAL

VOLEIBOL

CAIO FREITAS

XADREZ

JOÃO MARCELO

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.