Força e técnica

LPO Maranhense bate recorde no Rio e se prepara para grande evento

Estado sediará a primeira Copa Norte e Nordeste de Levantamento de Peso

Imirante Esporte / Com informações da Assessoria

João Roberto com o pai, Eduardo Roberto,  e a mãe Lívia Soares, treinadores de LPO
João Roberto com o pai, Eduardo Roberto, e a mãe Lívia Soares, treinadores de LPO (Divulgação Assessoria)

RIO DE JANEIRO - O LPO maranhense segue mostrando sua força no Brasil. Dessa vez os feitos vieram em um dos maiores polos da modalidade no país, no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro e teve como protagonistas pai e filho.

A disputa no Rio foi realizada no último fim de semana e abriu chance para a participação de convidados de outros estados. O Maranhão teve dois representantes, o grande mestre Eduardo Roberto, que foi o introdutor da modalidade por aqui e seu filho de 12 anos, João Roberto, um dos grandes destaques da nova geração do nosso levantamento de peso.

O mestre Dudu, como é mais conhecido, competiu como treinador e atleta, já João subiu nas plataformas em busca de troféu entre as crianças, na categoria 49kg e foi muito além, alcançando não só o sonhado título, mas também marcando seu nome na história do estadual carioca com um novo recorde no arranco: 54kg (o recorde anterior dessa categoria era 53kg).

O atleta maranhense somou ainda 60kg no arremesso, alcançando no total aos 114kg e conquistando o 1º lugar geral, arranco e arremesso. Resultados que reforçam a certeza de dever cumprindo e a confiança para a sequência na temporada 2023.

“Estou muito feliz com esse resultado para o Maranhão. Pratico LPO desde pequeno, sempre com a supervisão e apoio dos meus pais. Quero incentivar as outras crianças a praticarem o esporte também porque é muito legal, é motivador, superação e, principalmente, é saúde, física e mental! Agora é treinar mais e buscar outros resultados”, disse o atleta João Roberto, 12 anos.

Entre os veteranos o MA também trouxe medalhas. O mestre Eduardo Roberto, diretor da FELP-MA e treinador de LPO, encarou os adversários na categoria 96kg, ficando em 1º lugar no arranco e 2º no geral.

Além de uma oportunidade de testar o nível do nosso LPO, o Campeonato Carioca também serviu de preparação para um desafio ainda maior, o Brasileiro da modalidade, nas categorias sub-17 e sub-20, que acontece em novembro, dias 03 e 04, em Viçosa-MG.

“O LPO é uma modalidade que a gente construiu do zero no MA. É um trabalho extremamente desafiador, principalmente quando se trata de conseguir o apoio financeiro que precisamos, tanto para garantir a participação dos nossos atletas nos campeonatos, quanto para promover as competições aqui. Competições como a Copa do Nordeste, que vamos realizar agora em agosto, a primeira Copa Norte e Nordeste na história do Levantamento de Peso no Brasil. Uma disputa de alto nível, com alguns dos melhores atletas do país e que vai acontecer aqui em São Luís. Hoje já temos alguns atletas na Seleção Brasileira, mas o potencial do MA é para muito mais, por isso, a gente segue determinado e empenhado no nosso objetivo de incluir o MA na elite do LPO Brasileiro”, disse Dudu.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.