Representatividade

Maranhão participa de competição de Levantamento de Peso

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi realizada entre os dias 24 e 27 de maio

Imirante Esporte / Com informações da Assessoria

Atualizada em 31/05/2023 às 17h20
A competição organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi realizada entre os dias 24 e 27 de maio
A competição organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi realizada entre os dias 24 e 27 de maio (Divulgação)

MINAS GERAIS - O Maranhão foi representado por sete atletas e dois técnicos no Campeonato Brasileiro Adulto de LPO (Levantamento de Peso Olímpico). 

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) foi realizada entre os dias 24 e 27 de maio, no Ginásio da Unifemm, em Sete Lagoas (MG). Os principais atletas do país no LPO disputaram provas que foram divididas pelas categorias olímpicas.

O Maranhão subiu ao pódio com os atletas Ranna Luiza, que na categoria 71kg ficou em 2° lugar na modalidade arranco, e ainda conquistou o 3º lugar no arremesso e 3° lugar no geral. Outro atleta destaque foi Cayo Elcias, categoria 102kg, que ficou em 3º lugar no arranco.

No arranco, o atleta tem que levantar a barra do chão até acima da cabeça em apenas um movimento, sem apoio em outras partes do corpo. O arremesso consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito, e depois até a completa extensão dos braços acima da cabeça.

O diretor técnico da Federação Maranhense de LPO, o treinador Eduardo Roberto (o “Dudu”), destacou a participação dos atletas maranhenses na competição.

“Todos se empenharam ao máximo e superaram vários limites. Os atletas maranhenses estão de parabéns. O nosso próximo desafio é Campeonato Brasileiro o Sub- 20, em Viçosa”, disse Dudu do LPO.

A presidente da Federação Maranhense de LPO, Lucena Marques, foi convidada a participar do corpo técnico da arbitragem da Confederação Brasileira de LPO (CBLP).

“Estou muito feliz pelo desempenho dos maranhenses no Brasileiro. É muito gratificante representar o Maranhão e fazer parte do corpo técnico da CBLP. Conhecimento é sempre bom. Vamos levar mais excelência na organização das competições para o nosso Estado”, afirma Lucena Marques.

Nas disputas das categorias mais pesadas, sem surpresas nas provas. Marco Túlio Gregório (102kg masculino), Laura Amaro (81kg feminino), Taiane Justino (+81kg feminino) e Matheus Gregório (+102kg masculino) foram os grandes campeões. Laura Amaro quebrou o recorde brasileiro no arranco, levantando 112kg, superando em dois quilos a antiga marca.

A CBLP preparou uma estrutura moderna para a competição. 

O presidente da CBLP, Enrique Monteiro, ressaltou a preocupação com a qualidade da competição que reúne alguns dos melhores atletas do continente, que são os brasileiros, e falou da importância da preparação da equipe do Brasil para os Jogos Pan-Americanos.

= Classificação dos Maranhenses no Campeonato Brasileiro de LPO

João Pedro Maciel Santos - cat. 61kg, 8º lugar

Amanda Campos Marques - cat. 59kg, 13º lugar

André Luiz Lima Reis - cat. 89kg, 18º lugar

Guilherme de Oliveira Santos - cat. 89kg, 20º lugar

Pedro Henrique da Conceição de Sousa - cat. 89kg, 9º lugar

Ranna Luiza Serra Pinheiro - cat. 71kg, 2° lugar arranco 3º lugar Arremesso, 3° lugar geral

Cayo Elcias Alves Rocha - cat. 102kg, 3º lugar no Arranco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.