Dia Mundial dos Oceanos

Associação de surfistas de São Luís ganha chancela das Nações Unidas em ação ambiental

Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho D’água (ASBOA) vai realizar ação no Dia Mundial dos Oceanos, em São Luís.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 12/05/2023 às 12h35
ASBOA ganhou chancela da ONU em evento do Dia Mundial dos Oceanos ( Foto - Reprodução)
ASBOA ganhou chancela da ONU em evento do Dia Mundial dos Oceanos ( Foto - Reprodução)

SÃO LUÍS – Celebrado no dia 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos é uma data criada para chamar a sociedade para refletir sobre a necessidade da preservação das águas marinhas do planeta e todas espécies de vida que fazem parte desse ecossistema. A data é marcada por ações em quase todas as partes do mundo e em São Luís tem uma galera que faz esse tipo de trabalho o ano todo e nesse dia realiza uma programação ainda mais especial. E esse trabalho feito pelos membros da Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho D’água (ASBOA) agora ganhou a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), organização que criou o Dia Mundial dos Oceanos, em 2008, após assembleia geral.

Em 2008, após uma Assembleia Geral das Nações Unidas, ficou estabelecido que no ano seguinte, mais precisamente no dia 8 de junho, os países signatários da organização usariam essa data para chamar atenção da sociedade global para a preservação dos oceanos. Daí em diante, a sociedade em geral passou a usar a data para criar eventos voltados para esse tema.

Estabelecida em São Luís desde 2004, a ASBOA, por se tratar de uma associação de surfistas, que naturalmente têm uma relação de amor com o mar, realiza esse tipo de trabalho durante o ano todo.

“Nós trabalhamos há muito tempo com essa questão ambiental. Nós temos um compromisso com a carta dos oceanos. Essa carta é um compromisso para a redução da poluição plástica nos oceanos de 2021 A 2030, chamada a ‘década do oceano’. E nós passamos a nos alinhar ainda mais a essas atividades relacionadas aos oceanos. Nós somos uma associação de surfe e bodyboard, a partir disso, nos escrevemos e fomos chancelados [pela Organização das Nações Unidas]”, explicou Rogério Verde, que é membro da ASBOA e um dos responsáveis pelas ações sociais da entidade.

Verde explicou que, como o dia 8 de junho cairá em uma quinta-feira, a ação da ASBOA vai acontecer no sábado seguinte. Na oportunidade, eles vão criar ações para chamar atenção para o descarte de resíduos plásticos no mar e rios, realizarão oficinas para confecção de placas educativas, terão rodas de conversa – com o tema “poluição plástica nos rios e mares na década do oceano” -, e limpeza da praia. Tudo isso será acontecerá em mais um dia de atividades da escolinha de surfe e bodyboard da ASBOA, que fica na nova extensão da avenida Litorânea, Pico ASBOA, na praia do olho-d’água. 

“Esse nosso projeto da escolinha oferta uma primeira aula gratuita aos domingos. E isso tem atraído uma galera legal. Nos dá a oportunidade de conversar com essa galera sobre nossas atividades, a conscientização para a limpeza das praias, já que nós estamos todos os dias ali na beira da praia. Isso nos dá a oportunidade de chegar mais perto das pessoas que frequentam a praia. Fora a prática do surfe, as ondas. Isso tudo contribuiu para que nossas atividades ganhem mais visibilidade”, comentou Rogério.

A ASBOA recebeu recentemente um convite para um evento internacional na Polônia voltado para a temática da preservação dos oceanos por conta de um projeto de confecção de pranchas com garrafas pet.

Ação da ASBOA voltada para preservação do meio ambiente com estudantes ( Foto - Divulgação)
Ação da ASBOA voltada para preservação do meio ambiente com estudantes ( Foto - Divulgação)

Saiba mais

O Dia Mundial dos Oceanos foi celebrado pela primeira vez durante a Rio 92. Na época, foi inspirado por um evento organizado no mesmo dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense: “Oceans Day At Global Forum – The Blue Planet”. Em 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu que, a partir de 2009, o dia 8 de junho seria designado oficialmente como Dia Mundial dos Oceanos.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra e contêm 97% da água de todo o planeta. As águas salgadas abrigam uma biodiversidade com quase 200 mil espécies identificadas. Eles são parte essencial para a promover a regulação climática do planeta, pois absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos seres humanos. Além disso, aproximadamente 3 bilhões de pessoas no mundo todo dependem dos mares como fonte de alimento (Com informações do Portal de Educação Ambiental).

 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.