Jiu-Jitsu

Maranhense brilha em mundiais e vira inspiração para crianças de Araioses

Francisco Gabriel, o Gigante, ganhou um Mundial e chegou em três finais.

Imirante Esporte

Atualizada em 10/04/2023 às 12h28
Gigante já chegou em três finais de mundiais ( Foto - Arquivo pessoal)
Gigante já chegou em três finais de mundiais ( Foto - Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS – A baixa estatura física e o apelido de “Gigante” já dá a ideia de que se trata, de fato, de um atleta especial. Francisco Gabriel Reis Pereira, 12 anos, morador da cidade de Araioses, no interior do Maranhão, apesar da pouca idade, acumula três finais de mundiais de jiu-jitsu, com dois 2º lugares e um título. Baixinho no tamanho e “Gigante” no tatame, Gabriel faz parte do projeto Crianças do Futuro Araioses, iniciativa filantrópica voltada para o jiu-jitsu que trabalha com crianças araiosenses e foi onde a carreira do jovem atleta começou a decolar. 

E essa história de Gigante com as competições internacionais começou de forma bastante emocionante. Idealizador do projeto Crianças do Futuro Araioses, Tassio Rodrigues Santos, que se tornou, também, padrinho do jovem atleta, contou como ele inscreveu Gigante em seu primeiro Mundial, em 2019. 

“Um dia eu estava indo para casa, quando eu encontrei a mãe do Gigante, grávida, no meio da rua, chorando. Ela me falou que estava vindo da minha casa, e queria falar comigo, para eu inscrever o Gigante no Mundial. Porque o antigo técnico dele não queria que ele fosse ao Mundial, mas era o sonho dela e também do Gigante. Eu escrevi o Gigante e perguntei para a mãe como eles iriam para a competição, mas ela disse que tinha fé em Deus e que conseguiria. Eu consegui o dinheiro com amigos e empresários, fui até a casa deles, com o dinheiro no bolso e perguntei se eles tinham conseguido dinheiro para a viagem e a mãe disse que ainda conseguiria, e que confiava muito no Deus dela. Ela tinha muita convicção. Aquilo me chamou atenção. Daí eu tirei o dinheiro do bolso e mostrei. Ela me abraçou e chorou”, contou Tassio.

Depois dessa linda história, Gigante foi para o campeonato Mundial, realizado em Fortaleza, no Ceará, e foi campeão, ainda competindo com a faixa cinza, hoje ele é faixa amarela. Na sequência, o atleta maranhense disputou mais dois mundiais.

Em 2021, novamente no Ceará, Gigante chegou à final, mas ficou com a 2ª posição. No ano seguinte, em 2022, ele voltou a ficar com a medalha de prata, após empate e decisão do juiz, contra campeão brasileiro da época. 

Agora, com esse currículo, Francisco Gabriel, o Gigante, é motivo de inspiração para vários jovens atletas do projeto Crianças do Futuro Araioses, que conta com doações de empresários para manter firme o sonho de Gigante e de outros futuros campeões.

projeto Crianças do Futuro Araioses se mantém com doações de empresários da cidade ( Foto - Arquivo pessoal)
projeto Crianças do Futuro Araioses se mantém com doações de empresários da cidade ( Foto - Arquivo pessoal)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.