Jiu-Jitsu

Atleta maranhense busca título nacional e internacional no Jiu-Jitsu

Maria Vitória, de 17 anos, irá participar da Brasil Cup e do AJP Tour 600

Gustavo Coelho/ Imirante Esporte

Atualizada em 12/09/2025 às 16h37
Atleta maranhense busca título nacional e internacional no Jiu-Jitsu
Atleta maranhense busca título nacional e internacional no Jiu-Jitsu (Divulgação)

SÃO LUÍS - A atleta maranhense Maria Vitória, de 17 anos, está em busca de mais títulos e da evolução na carreira. Ela irá participar da Brasil Cup, no dia 21 de setembro, em São Luís, uma das principais competições nacionais da categoria. Já nos dias 1º e 2 de novembro, Maria participará de uma das mais importantes competições internacionais de jiu-jitsu, o AJP Tour 600, que será realizado na cidade de Imperatriz.

Apesar da pouca idade, Maria já possui um currículo bastante vitorioso, com 52 títulos, incluindo três campeonatos mundiais, nove títulos Norte-Nordeste e nove campeonatos maranhenses.

A atleta iniciou os treinos aos nove anos de idade, sob orientação do mestre Kako Soares, que lhe apresentou o esporte. No entanto, sua maior inspiração foi a avó, faixa marrom de karatê, que sempre demonstrou interesse pelas artes marciais. Maria se apaixonou pelo jiu-jitsu após uma colega de escola perguntar se ela tinha interesse em praticar a modalidade.

Para o pai de Maria Vitória, a Claudio Pablo, a motivação desde muito jovem faz com que a atleta continue se apaixonado ainda mais pelo jiu-jitsu e busque ainda mais pelos títulos, agora treinada pelo seu atual mestre Cassius Freire:

“Com apenas seis meses de jiu-jitsu, ela já começou a competir, o que é até um pouco precoce, e logo passou a vencer tudo. Acredito que esse sucesso nas competições foi o que a motivou, além do fato de ter se apaixonado pelo esporte logo de início. Ela foi se empolgando cada vez mais à medida que continuava vencendo, sendo reconhecida pelas pessoas, que passaram a procurá-la para treinar e queriam estar ao lado dela. Isso, na minha opinião, foi o que mais a incentivou.”

As preparação para as competições nacionais e internacionais que irão acontecer no território maranhense estão a todo o vapor para o campeonato brasileiro e europeu, que estão previstas para acontecer no próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.