A bola vai subir!

LBF 2023 começa neste Dia Internacional da Mulher; confira guia da competição

Sampaio Basquete estreia na sexta-feira (10) e terá todos os jogos transmitidos pelo portal Imirante.

Com informações da LBF

A edição 2023 da LBF terá oito equipe na disputa
A edição 2023 da LBF terá oito equipe na disputa (Divulgação / LBF)

SÃO PAULO - Seis meses após o título do Sampaio Basquete, a nova temporada da LBF está prestes a começar. A bola vai subir pela primeira vez em 2023 nesta quarta-feira, 8 de março e Dia Internacional da Mulher, a partir das 19h30 (horário de Brasília), com o jogo de abertura da temporada entre SESI Araraquara e BAX Catanduva, com as transmissões ao vivo na home do UOL e no canal do YouTube do UOL Esporte e dos canais no YouTube do TudoEP e do Live Basketball BR. Todos os jogos do Sampaio Basquete serão transmitidos pelo canal do Portal do Imirante Esporte no YouTube.

VEJA MAIS

Sampaio Basquete terá desfalque para estreia 

Alana fala sobre ansiedade antes da estreia e elogia montagem da equipe do Sampaio Basquete

Nesta quinta-feira (9), 19h30, o Unisociesc/Blumenau estreia em casa contra a AD Santo André, no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do canal do Live Basketball BR.  Na sexta-feira (10), às 19h30, o Sampaio Basquete, atual campeão, recebe em São Luís (MA) a Sodiê Mesquita, partida com as transmissões ao vivo do UOL, do YouTube do UOL Esporte e do imirante.com.

Fechando a rodada de estreia, Ituano Basquete e Unimed Campinas debutam no sábado, 11 de março, às 18h , no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP), com as transmissões ao vivo do UOL e do YouTube do UOL Esporte.

Modelo de disputa e equipes 

A LBF 2023 terá a participação de oito equipes de quatro estados e três regiões do Brasil: AD Santo André-SP, Bax Catanduva-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, SESI Araraquara-SP, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed Campinas Basquete-SP e Unisociesc/Blumenau-SC. Serão 56 jogos na fase de classificação, disputada em turno e returno, que definirão a posição de cada equipe para o chaveamento dos playoffs, com séries melhores de três jogos nas quartas de final e semifinais, subindo para até cinco partidas na série final e decisiva.

Os clubes tiveram até o dia 20 de janeiro para efetivarem suas inscrições para a temporada. Dez dias depois, o regulamento da LBF 2023 foi discutido e aprovado pelos representantes dos clube, por videoconferência.

Todos os clubes participantes possuem boa experiência na liga. BAX Catanduva, Sodiê Mesquita e SESI Araraquara, os mais jovens, farão sua quarta participação, cada. Ituano Basquete (campeão da liga em 2021) e Unimed Campinas, campeão em 2018 e que neste ano terá novo patrocinador master e nova casa o ginásio do Tênis Clube de Campinas -, vão para a quinta temporada. O tricampeão Sampaio Basquete disputará sua sétima edição (excluindo a temporada de 2020, cancelada pela pandemia de covid-19), assim como o Unisociesc/Blumenau, vice-campeão em 2021. O recordista é Santo André, presente desde a primeira edição, realizada em 2010/2011, quando também foi campeão.

Confira um breve resumo sobre cada clube da LBF 2023

AD SANTO ANDRÉ 

Santo André/SP

12ª temporada

Campeão em 2010/2011

LBF 2022: 4º lugar

Treinador: Rafael Souza (no comando desde 2022)

Cestinha na LBF 2022 (média): Sassá (ala/pivô), 17 pontos

Ginásio: Laís Elena

Clube fundador da LBF e único presente em todas as edições, Santo André foi semifinalista na LBF 2022, quando caiu para o futuro campeão, Sampaio. Para 2023, manteve o treinador Rafael Souza e seus principais destaques da última campanha, como a armadora Lays (segunda maior assistente da LBF 2022), a ala/pivô Glenda (oitava mais eficiente da liga) e a ala/pivô Sassá, cestinha da equipe e integrante do quinteto ideal da última edição.

Adicionou ao elenco um pacote que veio de Campinas, com as alas Tassia e Yasmim, a ala/armadora Leticia Prudente e a ala pivô Juliana Ribeiro, além da jovem Laurah Isaias. Por outro lado, teve as saídas de Ariadna (sem clube), Jaqueline e Stephany (foram para o SESI Araraquara) além de Bianca e Aninha (foram para o Ituano).

BAX CATANDUVA 

Catanduva/SP

4ª temporada

LBF 2022: 9º lugar

Treinador: Cesamar Fernandes (no comando desde 2018)

Cestinha na LBF 2022 (média): Thaissa (ala/armadora), 16,2 pontos

Ginásio: Anuar Pachá

Após ter ficado de fora dos playoffs em 2022, o BAX Catanduva investiu pesado em 23 para buscar vencer sua primeira série de pós-temporada. O clube paulista anunciou as experientes Gil, Casanova e Tati Pacheco, as jovens Dry, Giovanna Carey e Stéfane, além de ter renovado com a cestinha Thaissa e a pivô Juliana. A armadora e presidente Natalia Burian, maior assistente da LBF 2022 (9,1 de média), também segue defendendo o clube dentro de quadra. No comando, segue Cesamar Fernandes, na equipe desde 2018.

ITUANO

Itu/SP

5ª temporada

Campeão em 2021

LBF 2022: 6º lugar

Treinador: Antonio Carlos Barbosa (de volta ao comando neste ano; antes, de 2018 a 2020)

Cestinha na LBF 2022 (média): Mari Dias (ala/pivô), 18,3 pontos

Ginásio: Prudente de Moraes

Após cair nas quartas em 2022, o Ituano Basquete terá o retorno de Antonio Carlos Barbosa ao comando técnico da equipe, com Bruno Guidorizzi assumindo a categoria de base rubro-negra. Dentro de quadra, um time totalmente diferente da última temporada. Ficaram apenas a veterana Joice e as pivôs Maria Carolina e Thayná. Das novidades, a principal até o momento é a volta da ala Palmira, campeã brasileira pela equipe em 2021.

O galo também assinou com a armadora Larissa, campeã em 22 pelo Sampaio, com a armadora Aninha e a pivô Bianca, ex-atletas andreenses, além da armadora Isinha e da pivô Khállyta. Do time de 2022, saíram Débora (Europa), Cacá (Unimed Campinas), Rapha Monteiro e Mari Dias (Sampaio), Tati Pacheco e Gil (BAX Catanduva).

SAMPAIO BASQUETE

São Luís/MA

7ª temporada

3x Campeão (2015/2016, 2019 e 2022)

LBF 2022: Campeão

Treinador: Cristian Santander (de volta ao comando neste ano; antes, 2019)

Ginásio: Costa Rodrigues

Cestinha na LBF 2022 (média): Tainá Paixão (ala/armadora), 14,9 pontos

Tricampeão em 2022, o Sampaio Basquete foi o primeiro a anunciar novidades, como as alas/pivôs Mari Dias (ex-Ituano Basquete) e Manu de Oliveira (ex-Vera Cruz Campinas), a argentina Melisa Gretter e a ala/pivô Brenda Bleidão, além dos retornos de Érika, Tainá Paixão, Rapha Monteiro, Patty, Alana, Jenyff Moura e do treinador Cristian Santander, que levou o tricolor ao título em 2019.

SESI ARARAQUARA

Araraquara/SP

4ª temporada

LBF 2022: 3º lugar

Treinador: João Camargo (no comando desde 2022)

Cestinha na LBF 2022 (média): Aline (Pivô), 14,2 pontos

Ginásio: SESI Araraquara

Terceiro colocado na LBF 2022 e atual bicampeão paulista, o SESI Araraquara anunciou as chegadas das alas Jaqueline (segunda maior cestinha da história da LBF, com 2.577 pontos) e Stephany, ambas ex-Santo André. Sob o comando de João Camargo, a diretoria manteve a base do elenco da última temporada, estendendo os vínculos com a capitã Aline e com Sossô, Izabela , Maila, Jeanne, Bianca e Bia, medalhistas de bronze na LBF, além de Vitória Marcelino, Let Lopes e Tati Castro, que participaram do título estadual no segundo semestre.

SODIÊ MESQUITA

Mesquita/RJ

4ª temporada

LBF 2022: 8º lugar

Treinador: Raphael Zaremba (no comando desde 2021)

Cestinha na LBF 2022 (média): Thayná (ala), 23,3 pontos

Ginásio: Arena Sodiê

Com nova identidade visual para 2023, a Sodiê Mesquita segurou Thayná, MVP das últimas duas temporadas, Mayara, Rayane e Nazinha, e já apresentou vários jovens reforços, como Bia (ex-Sport), Milena (ex-Santo André), Bruna (campeã sub-23 pelo Foz Basquete) e Thamara (irmã de Thayná e bronze no mundial sub-19 em 2011, que retorna as quadras após hiato). A prancheta segue sendo a de Raphael Zaremba, que levou a equipe às quartas de final em 2021 e 2022.

UNIMED CAMPINAS

Campinas/SP

5ª temporada

Campeão em 2018

LBF 2022: 2º lugar

Treinador: Sidney Coppini (Alemão) – (no comando desde 2022)

Cestinha na LBF 2022 (média): Tassia (ala/armadora), 13,9 pontos

Ginásio: Tênis Clube de Campinas

Após o vice-campeonato na LBF 2022, o clube de Campinas precisou se reinventar e praticamente recomeçar do zero. A começar pelo nome, que agora é Unimed Campinas, em alusão ao novo patrocinador master do projeto. O time em quadra também está muito diferente do medalhista de prata no último ano, tendo apenas Beatriz, Iza Sangalli, Licinara e a jovem Luana como remanescentes, além do treinador Sidney Coppini.

Novidades, são várias: Cacá (armadora, ex-Ituano), Schmauch (ala, ex-Ituano), Lorena (pivô, ex-Pró-Esporte Sorocaba), Maite Pereira (armadora uruguaia, ex-Foz Basquete), Nathália (ala/pivô, ex-Foz Basquete), Gaby Parro (ala/armadora, ex-Basquete Pinda) e Thainá (ala, ex-São José).

UNISOCIESC/BLUMENAU

Blumenau/SC

7ª temporada

2º colocado em 2021

LBF 2022: 5º lugar

Treinadora: Bruna Rodrigues (no comando desde 2022)

Cestinha na LBF 2022 (média): Leila (ala), 17 pontos

Ginásio: Galegão

Hexacampeão seguido em Santa Catarina, o Unisociesc/Blumenau já anunciou as chegadas da armadora paraguaia Maria Belén e da pivô Thamires, ex-Sport e MVP do Brasileiro sub-23 2022. Também acertou o retorno da armadora Giulia Kuck, vice-campeã da LBF com a equipe em 2021 e que retorna de uma grave lesão no joelho, sofrida nos tempos de São José dos Pinhais/Guaxo-PR.

Também garantiu a permanência de boa parte do grupo treinado por Bruna Rodrigues na LBF 2022, com destaque para Leila, ala cestinha da equipe e integrante do Quinteto Ideal da liga. Estenderam contratos também: Maria Paula Albiero, Mariana Camargo, Luana, Sil, Kaw, Helena Kuck, Emilly Bett e Luana Nitsche.

Esta será a décima-segunda edição da LBF. No ano passado, o título ficou com o Sampaio Basquete – que se sagrou o segundo tricampeão da história da liga, após o extinto Americana-SP. Desde 2010, sete clubes diferentes levantaram o troféu e quatro deles estarão em quadra nesta temporada: Santo André, Sampaio, Ituano e Unimed Campinas.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.