I Edição dos Jogos de Praia

Jogos de praia da UEMA começam nessa quinta-feira (2), na praia da Ponta d’ Areia

O evento vai selecionar as equipes que irão representar o Maranhão nos Jogos de Praia Universitário Brasileiro, que ocorrerá em São Luís em abril.

Imirante Esporte

Atualizada em 01/03/2023 às 14h45
Os jogos serão realizados no Posto A, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís.
Os jogos serão realizados no Posto A, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará, entre quinta-feira (2) e domingo (5), a I Edição dos Jogos de Praia da UEMA. O evento terá 12 modalidades poliesportivas praticadas na praia. Os jogos serão realizados no Posto A, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís.

O evento vai selecionar as equipes que irão representar a Universidade na seletiva universitária, que garantirá vaga nos Jogos de Praia Universitário Brasileiro, com sede em São Luís em abril. O evento contará com 12 modalidades poliesportivas que serão praticadas na praia, além de 6 modalidades para E-Sports, que será realizado online, uma novidade para eventos esportivos no Maranhão.

A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), por meio da Coordenação de Cultura e Desporto, em parceria com o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e Liga das Atléticas Universitárias (LAU).

“Essa é a primeira edição dos jogos de praia da UEMA. Esse evento foi idealizado a partir de uma necessidade de se fazer a seleção dos nossos atletas universitários para representar a nossa universidade em uma competição a nível nacional sediada aqui também em São Luís, no final de março para o mês de abril, que é o JUBS Praia. A gente espera congregar cerca de 400 a 450 atletas da comunidade universitária esportiva em torno desse evento”, explica Fabiano Furtado, coordenador de Cultura e Desporto da UEMA.

O professor Hugo Almeida, também um dos coordenadores do evento, contou um pouco mais sobre as modalidades que serão ofertadas durante a  I Edição dos Jogos de Praia da Universidade Estadual do Maranhão.

“Iremos trabalhar com 18 modalidades, 12 presenciais e 6 online, que serão os E-sports, onde os atletas não precisarão sair de casa eles irão realizar a inscrição, teremos um coordenador responsável onde através de uma plataforma abrir uma sala, gerar um código para cada atleta que irá competir dentro de sua modalidade, onde passarão a competir online entre eles de acordo com o que sair no boletim previamente e os confrontos. Dessa etapa que faremos aqui na UEMA, ela irá classificar os campeões para representar a UEMA no estadual , que também será em formato online, onde não irão precisar sair de casa e posteriormente quem se classificar irá competir no nacional”, informa o professor.

Também foi destacado pelo professor a importância de agregar o E-Sports como modalidade dentro da I Edição dos Jogos de Praia da Universidade Estadual do Maranhão.

“A modalidade de E-Sports vem crescendo a nível universitário, a confederação vem realizando, a própria federação maranhense hoje vem realizando no seu alcance ano a ano, já fazem cerca de 2 a 3 anos que é implantado e a gente trás para a UEMA para abranger cada vez mais as instituições de ensino superior, que nos ouviu, acolheu e abraçou e lançaremos como novidade neste ano além dos jogos de praia”, reforça Hugo.

A 1ª edição dos Jogos de Praia da UEMA ocorre entre os dias 2 e 5 de março, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.