(Divulgação)

COLUNA

Coluna Via Digital
Coluna Via Digital por Lucia Camargo Nunes, economista e jornalista especializada no setor automotivo.
Coluna Via Digital

Os veículos mais vendidos no Maranhão em 2022

Picapes e compactos estão entre os modelos mais emplacados no estado até a segunda semana de julho; confira o top 10.

Lucia Camargo Nunes*

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
Nova Fiat Strada. (Foto: Divulgação)
Nova Fiat Strada. (Foto: Divulgação)

BRASIL - No consolidado do semestre no Maranhão, as picapes lideram no estado, com Strada e Hilux. Mas são os compactos que mais atraem: dos 10 carros mais vendidos, 5 são compactos. Já os SUVs, neste top 10, são apenas dois: Creta e Pulse.

Entre as marcas, excelentes participações de mercado da Fiat, Chevrolet e Hyundai. Confira o top 10 do semestre no Maranhão:

Modelo Unidades

1º Fiat Strada922
2º Toyota Hilux889
3º Chevrolet Onix641
4º Hyundai Creta616
5º Renault Kwid530
6º Chevrolet Onix Plus503
7º Fiat Mobi496
8º Hyundai HB20444
9º Fiat Pulse416
10º Fiat Argo403

Fonte: Fenabrave / de janeiro à 15 de julho

Vendas de autoveículos caem no semestre

O primeiro semestre contou com o licenciamento de 851.444 automóveis e comerciais leves (autoveículos) no mercado brasileiro, resultado que representa queda de -15,4% sobre o volume licenciado no janeiro-junho de 2021.

Ainda assim, Andreta Jr, presidente da Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias, percebe uma evolução gradativa. Ele aponta problemas de abastecimento de componentes e piora nos indicadores econômicos, como a alta nas taxas de juros, aumento do custo do crédito e constantes reajustes nos preços dos combustíveis.

A média diária mensal das vendas saltou de 5.550 unidades em janeiro para 8.270, em junho. “Havendo retomada na produção e a possível recomposição das frotas de empresas (vendas diretas), podemos ter o resultado previsto no início desse ano, que apontava aumento de mais de 4% para esse segmento”, diz Andreta Jr.

O executivo diz que as autorizadas no país têm mais de 500 mil pedidos represados de veículos e casos de fila de espera de 1 ano.

Motos e caminhões impulsionam mercado

Quando analisamos o mercado geral – emplacamentos de autoveículos, caminhões, ônibus e motos – a perspectiva é um pouco melhor: ao invés de uma alta de 5,3% projetado em janeiro, o cenário que se desenha agora é que o ano encerrará com aumento de 5,5%. O otimismo vem da boa performance de caminhões e motocicletas.

O setor de duas rodas empurrou uma alta de 23% de janeiro a junho. Para Andreta Jr., há um claro efeito de substituição do carro pela moto em função dos preços dos combustíveis, da queda na renda pela inflação e a priorização do transporte individual. O segmento já vinha crescendo em função do aumento dos serviços de entrega.

Produção em queda

A produção no semestre acumula 1,092 milhão de autoveículos, queda de -5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. “A crise global dos semicondutores vem se prolongando, em função de novos fatores como a guerra na Ucrânia e os lockdowns na China, que afetam o fornecimento de insumos e a logística global”, afirma Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

Em suas projeções para 2022, a nova expectativa da produção é de fechar o ano com 2,340 milhões de unidades, alta de 4,1% sobre 2021. Para vendas internas, espera-se chegar a 2,140 milhões de autoveículos licenciados, crescimento de 1%.

Marcas de importados também recuam

A situação da Abeifa, que representa 11 marcas de veículos importados, não é diferente. No acumulado do semestre, a entidade anota baixa de -37,3% (8.265 unidades este ano x 13.181 veículos em 2021).

“A demanda de mercado continua aquecida. Mas, infelizmente, a oferta de produtos importados esbarra na falta de componentes, o que provoca desabastecimento. Também observamos diversas atualizações de portfólio e aceleração no crescimento da eletrificação veicular, demandando algum tempo de adaptação do mercado”, opina João Henrique de Oliveira, presidente da Abeifa.

Importados mais vendidos no Brasil no 1º semestre

Modelo Unidades Origem

1º Toyota Hilux22.783Argentina
2º Peugeot 20815.774Argentina
3º Toyota SW47.117Argentina
4º Ford Ranger6.885Argentina
5º Nissan Versa4.266México
6º Volkswagen Taos4.218Argentina
7º Nissan Frontier4.211Argentina
8º Peugeot Expert2.062Uruguai
9º Volkswagen Amarok2.053Argentina
10º Citroën Jumpy1.618Uruguai

Fonte: Fenabrave

Com larga vantagem para a picape Hilux, os importados mais emplacados nos primeiros seis meses do ano vêm da Argentina, México e Uruguai. Nesse ranking, contam os veículos associados à Anfavea e Abeifa.

Destaque também para as boas vendas de modelos de luxo, elétricos e esportivos que vêm de fora, a exemplo dos Volvos XC60 (1.009 unidades) e XC40 (795), ambos importados da Suécia, Ford Bronco (838 unidades vindas do México) e até dos alemães Porsche, com 544 emplacamentos do Macan e 368 do Cayenne. Da Kia, o Stonic teve 480 unidades importadas do México.

Com novos design e conteúdos, será que o HB20 continuará líder?

O Hyundai HB20 chega à linha 2023 com a mesma alma, mas renovado. Mesma alma porque o atual líder de vendas nacional e um dos mais vendidos no Maranhão, manteve os bons motores, ganhou uma reestilização após uma 2ª geração que não agradou tanto e aproveita a mudança de linha para receber um upgrade de tecnologias e segurança.

O design da 3ª geração tem tudo para agradar: mais agressivo e esportivo, o compacto exibe frente imponente e traseira com destaque às novas lanternas interligadas por uma faixa.

Mantendo os bons motores 1.0 aspirado de 80 cv e 1.0 turbo de até 120 cv, o novo HB20 terá seis versões entre R$ 76.690 e R$ 114.390 (preços baseados em Brasília e podem variar conforme o ICMS de cada Estado).

Todas as configurações são equipadas com 6 airbags, freios ABS com EBD, limitador de velocidade, piloto automático, controles eletrônicos de estabilidade e tração, sinalização de frenagem de emergência e assistente de partida em rampa.

A topo de linha conta ainda com assistências ao motorista só vistas em carros maiores: de permanência e centralização na faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência que detecta ciclistas e pedestres e alerta de tráfego na traseira com frenagem autônoma.

Entre os itens de conforto, conforme a versão, a possibilidade de ligar o carro a distância, conexão e carregamento sem fio e sistema Bluelink com wi-fi gratuito por 3 anos.

Não há dúvidas que o novo HB20 reúne credenciais para se manter no topo: design mais harmonioso e uma oferta atraente de features. Ao volante, o HB20 turbo é arisco e divertido. E para finalizar, é um carro com excelente aceitação no mercado de usados. A concorrência é que vai ter de se mexer para alcançá-lo.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br

Coluna Via Digital (18/07)

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.