(Divulgação)
COLUNA
Coluna Via Digital
Coluna Via Digital por Lucia Camargo Nunes, economista e jornalista especializada no setor automotivo.
Coluna Via Digital

Em 7 anos, eletrificados mudam comportamento do mercado

Enquanto os flex recuam, utilitários híbridos e elétricos despontam no Nordeste e Centro-Oeste.

Lucia Camargo Nunes*

BYD Song Premium. (Foto: divulgação)
BYD Song Premium. (Foto: divulgação)

BRASIL - Um estudo exclusivo da K. Lume Consultoria mostra o comportamento do mercado automobilístico brasileiro em relação aos tipos de combustível nos últimos 7 anos. Houve uma redução na participação dos veículos flex, que representavam 93,7% em 2018 e atingiram 80,35% em 2025, com um aumento na eletrificação do mercado, que passou de 0,19% para 13,46% no mesmo período.

Em contrapartida, os veículos comerciais leves ainda são fortemente dominados por modelos a diesel (41,42%) e flex (54,67%), com baixa participação de eletrificados, devido à predominância de veículos usados para trabalho e menor oferta de opções híbridas.

Apesar disso, há crescimento nas vendas de eletrificados nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, principalmente em veículos comerciais leves. “Caso este cenário persista e exista disponibilidade de modelos eletrificados condizentes com o uso em atividades comerciais, é grande a possibilidade de termos um aumento das vendas de eletrificados em comerciais leves nos próximos anos nestas regiões”, explicou o consultor Milad Kalume Neto.

Milad Kalume Neto. (Foto: divulgação)
Milad Kalume Neto. (Foto: divulgação)

BYD celebra os bons resultados de 2025

E por falar em eletrificação, a BYD comemora a marca de mais de 200 mil veículos elétricos e híbridos plug-in emplacados no Brasil desde abril de 2022.

Em 2025, a marca liderou o mercado de veículos eletrificados, com 73,62% de participação em veículos elétricos (BEV) e 26,33% em híbridos. Os modelos mais populares são o Dolphin Mini, com mais de 52 mil unidades emplacadas, e o híbrido BYD Song Plus, com mais de 41 mil.

A presença da BYD cresce em todos os estados brasileiros, com mais de 200 lojas e meta de chegar a 250 pontos de venda. A empresa também investe na infraestrutura de recarga rápida, com mais de 116 eletropostos em concessionárias, oferecendo uma experiência integrada por meio do app BYD Recharge.

Globalmente, a BYD atingiu a marca de 15 milhões de veículos eletrificados produzidos, incluindo seus veículos totalmente elétricos e híbridos.

Visite a fábrica Anchieta da Volks ‘na faixa’

A Volkswagen do Brasil reabriu as visitas gratuitas à fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que acontecem às quintas-feiras em dois períodos e podem ser feitas individualmente ou em grupos de até 25 pessoas, com agendamento online.

visita inclui a Garagem Volkswagen. (Foto: divulgação)
visita inclui a Garagem Volkswagen. (Foto: divulgação)

Os tours, que duram cerca de 2h30, destacam as etapas de fabricação dos modelos Nivus, Polo Track, Virtus e Saveiro, além da Garagem Volkswagen, que possui um acervo de clássicos icônicos como Fusca e Kombi, que simboliza a história da marca no Brasil.

Inaugurada em 1959, a fábrica foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha e produziu milhões de veículos, contribuindo com 57% dos carros fabricados pela marca no País.

Dia e horários: Quintas-feiras, às 8h30 ou às 13h30. Acesse: www.vw.com.br/pt/volkswagen/programa-de-visitas.html

Liderança comercial da Toyota muda em janeiro

A Toyota do Brasil anunciou uma reestruturação em sua liderança comercial a partir de janeiro de 2026. Maurilio Pacheco assumirá a diretoria comercial, trazendo experiência na companhia desde 2007 e uma visão sistêmica do negócio, com passagem pelo Japão e atuação na Toyota do Peru.

José Ricardo Gomes, ex-diretor, seguirá como general manager na divisão de Planejamento de Negócios da Toyota Motor Company.

Nancy Serapião, atual Head da Lexus, ampliará sua atuação para gerenciar também a Toyota Gazoo Racing, focando na experiência do cliente e na filosofia de Motorsports. Ela liderou a Lexus desde 2023, ampliando sua rede e obtendo o melhor desempenho de vendas da marca.

Nancy Serapiao. (Foto: divulgação / Toyota)
Nancy Serapiao. (Foto: divulgação / Toyota)

Daniel Grespan, responsável pela implementação da Toyota Gazoo Racing no Brasil e pela qualidade na América Latina, passará a atuar como Project Advisor na divisão esportiva, oferecendo consultoria estratégica à matriz e unidades globais da marca.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: lucia@viadigital.com.br


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.