Exibição de campeão

Em busca de apoio, enxadrista de 7 anos enfrenta 12 adversários ao mesmo tempo em shopping de São Luís

Henrique Haiashi realizou “simultânea” para arrecadar fundos para ir a Mundial.

Imirante Esporte

Atualizada em 26/05/2022 às 13h24
Henrique Haiashi enfrentou 12 pessoas, de várias idades, na simultânea
Henrique Haiashi enfrentou 12 pessoas, de várias idades, na simultânea

SÃO LUÍS – O jovem maranhense multicampeão de xadrez, Henrique Haiashi, de 7 anos, segue na batalha para não ficar de fora do Mundial Escolar da modalidade, que será realizado em Junho, no Panamá. Em uma campanha para arrecadar fundos para a viagem, a família do atleta, que é Mestre Nacional e vencedor do Troféu Mirante 2021, realizou, no último fim de semana, em um shopping da cidade, uma “simultânea” (exibição que o atleta enfrenta vários adversários ao mesmo tempo), e o evento foi um sucesso. A exibição contou até com a presença de Nicolau Leitão, que também é mestre, e irmão do Grande Mestre Internacional, Rafael Leitão.

Nessa simultânea, Henrique Haiashi jogou com 12 pessoas ao mesmo tempo. Com a ajuda de familiares, amigos, atletas e entusiastas do xadrez, Haiashi continua a campanha para viajar para a competição no Panamá, que será no dia 10 do próximo mês. Segundo o pai do atleta, o evento foi um sucesso. “Muito divertido, muita gente tirando foto e apoiando o Henrique. Estamos bem perto do mundial”, contou Ricardo Haiashi.

Ao todo, o jovem enxadrista precisa de R$ 17.700, 00 para não ficar de fora da disputa do Mundial. A família afirma que Henrique já deixou de participar de duas competições por falta de apoio, mas desta vez a mobilização tem sido grande para isso não se repetir. Eles criaram, inclusive, uma “vaquinha virtual” para ajudar na arrecadação. Os interessados em contribuir podem acessar esse link. 

“Henrique está mais perto do Mundial, a campanha na plataforma de crowfunding [a vaquinha virtual] levantou 49% do valor necessário e a simultânea foi um sucesso em todos os aspectos, pois conseguimos realizar um evento que, de forma lúdica e divertida, atraiu as pessoas para assistir, jogar e contribuir para participação no Mundial. A visão de um garotinho de 7 anos enfrentando ao mesmo tempo 12 pessoas de todas as faixas etárias atraiu a atenção das pessoas que estavam no São Luís Shopping. Seguimos buscando o valor da passagem aérea para o Panamá, mas estamos confiantes que iremos ter um pequeno maranhense representando todo o Brasil no Mundial”, disse o pai do atleta.

Muitas pessoas pararam para ver o enxadrista, de apenas 7 anos, em duelos simultâneos
Muitas pessoas pararam para ver o enxadrista, de apenas 7 anos, em duelos simultâneos

Jovem campão 

Apesar de ter apenas 7 anos, Henrique Haiashi é campeão do Circuito Ludoviscense Sub-08, venceu o campeonato Paulista escolar, o Brasileiro escolar e o Pan-Americano blitz. O jovem maranhense foi ainda convidado para o Projeto Futuros Olímpicos do Brasil e ganhou o título de Mestre Nacional de Xadrez, além de outros bons desempenhos, como um vice-campeonato brasileiro “dente de leite clássico” e um vice brasileiro “dente de leite blitz”, além de um 3ª lugar V Etapa do Circuito Internacional da Cordilheira dos Andes.

Mais informações

Os enxadristas interessados em participar da “simultânea” com Henrique Haiashi podem buscar mais informações pelo telefone ou whatsApp: 99188-5928. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.