Campanha

Enxadrista maranhense vai realizar "simultânea" para arrecadar fundos para Mundial

Multicampeão, Henrique Haiashi, de 7 anos, ainda depende de doações para custear passagens.

Imirante Esporte

Atualizada em 11/05/2022 às 12h27
Henrique Haiashi é o atual vencedor do Troféu Mirante
Henrique Haiashi é o atual vencedor do Troféu Mirante (Divulgação)

SÃO LUÍS – Ainda na batalha contra a falta de apoio, o multicampeão de xadrez, Henrique Haiashi, atual vencedor do Troféu Mirante na sua modalidade, vai realizar, no dia 22 deste mês, no São Luís Shopping, uma “simultânea” (exibição que o atleta enfrenta vários adversários ao mesmo tempo) para tentar arrecadar fundos para custear passagens para sua ida ao Mundial Escolar, que será em Julho, no Panamá.

O atleta, que tem 7 anos, já deixou de participar de duas competições por falta de apoio, segundo a família. E para evitar mais uma frustração com a possível não participação também nesse Mundial, foi criada uma “vaquinha virtual” para arrecadar fundos para as despesas de Haiashi. Os interessados em contribuir podem acessar esse link. 

Segundo a família de Henrique Haiashi, a “vaquinha”, que vem contando com apoio de enxadristas de vários estados do Brasil, já arrecadou quase sete mil reais, mas esse valor ainda é insuficiente para os custos total da viagem para o Panamá. 

“Está beirando os sete mil, mas são 16 [custo total]. Então, vai ficar faltando só a passagem, que, infelizmente, nós não conseguimos. Estamos na correria. Estamos fazendo, todo mundo, o xadrez maranhense, de Belém, gente de Brasília, São Paulo, de Minas, do Rio de Janeiro. Muita gente divulgando. O Henrique é enxadrista oficial da confederação brasileira. Mais um motivo para isso não acontecer [não viajar]. Seria uma vergonha o país não participar com seu enxadrista oficial por falta de apoio”, contou o pai do atleta, Ricardo Haiashi.

Apesar de ter apenas 7 anos, Henrique Haiashi é campeão do Circuito Ludoviscense Sub-08, venceu o campeonato Paulista escolar, o Brasileiro escolar e o Pan-Americano blitz. O jovem maranhense foi ainda convidado para o Projeto Futuros Olímpicos do Brasil e ganhou o título de Mestre Nacional de Xadrez, além de outros bons desempenhos, como um vice-campeonato brasileiro “dente de leite clássico” e um vice brasileiro “dente de leite blitz”, além de um 3ª lugar V Etapa do Circuito Internacional da Cordilheira dos Andes.

Mais informações

Os enxadristas interessados em participar da “simultânea” com Henrique Haiashi podem buscar mais informações pelo telefone ou whatsApp: 99188-5928. 



 



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.