Integração

Olimpíadas Escolares cumpriu missão de integrar a juventude

O evento fecha o segundo ciclo olímpico alcançando números significativos.

Ministério do Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

As Olimpíadas Escolares têm o objetivo de inserir socialmente milhares de jovens de todo o país por meio do esporte. A missão vem sendo cumprida. Com o término da etapa de Cuiabá, para alunos atletas de 15 a 17 anos, no último sábado (08), o evento fecha o segundo ciclo olímpico alcançando números significativos. Ao longo dos últimos oito anos, mais de 15 milhões de jovens foram envolvidos na competição, seja nas etapas municipais, estaduais ou nacionais.

Na capital mato-grossense, mais de seis mil pessoas estiveram envolvidas no evento, entre atletas, treinadores, árbitros, voluntários, organizadores, etc. Durante 15 dias, com 13 modalidades em disputa (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), o futuro do esporte nacional pôde apresentar seu cartão de visitas e o retrato de um país enorme, repleto de talentos e histórias, que só o esporte é capaz de trazer à tona.

“Estamos contentes com os resultados que atingimos neste segundo ciclo à frente das Olimpíadas Escolares. O evento está consolidado e a cada ano conta com a participação de mais escolas e municípios de todo país. O projeto dá a oportunidade de jovens de locais distantes dos grandes centros competirem em um evento de abrangência nacional e com rigorosos padrões de organização. A meta é continuar crescendo e para isso temos que disseminar o projeto através da valorização do profissional de Educação Física”, declarou Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares e gerente geral de juventude e infraestrutura do COB.

Além do aspecto social, as Olimpíadas Escolares vêm conseguindo contribuir para a detecção de talentos para o esporte de alto rendimento. Na edição de Cuiabá, por exemplo, os atletas tiveram diversas oportunidades. O COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas convocaram 52 destaques do atletismo, judô e natação para o 6º Festival Olímpico da Juventude da Austrália. Através de convite recebido COB, esta será a primeira vez que o Brasil participará do evento, que acontece de 16 a 20 de janeiro do ano que vem, nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos Sydney 2000.

Também foram selecionados atletas para a primeira Seleção Brasileira escolar de vôlei de praia, que realizará treinamentos no Centro de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema (RJ), em 2013. A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) também selecionará 36 atletas (16 meninos e 16 meninas) e seis técnicos para a primeira seleção escolar de handebol para treinamentos no ano que vem.

A maior competição esportiva estudantil do país reuniu atletas de 25 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, uma delegação da cidade anfitriã e o Reino Unido, convidado internacional com 20 atletas em três modalidades (natação, vôlei e vôlei de praia). “Agradeço imensamente pelo suporte e pela hospitalidade com que fomos recebidos. Toda a experiência foi excelente e bem organizada. O ambiente esportivo e cultural a que os jovens atletas foram expostos vai ficar com eles para o resto de suas vidas”, afirmou o inglês Guy Taylor, diretor nacional da Talented Athlete Scholarship Scheme, entidade responsável pela delegação inglesa em Cuiabá.

A etapa de Cuiabá da maior competição esportiva escolar do país marcou a estreia do vôlei de praia na programação do evento. Já na primeira participação, a modalidade foi disputada por 24 duplas no masculino e 20 no feminino, de quase todo o Brasil, o que demonstra que tem potencial para crescer e mais talentos surgirem para uma das mais vitoriosas modalidades da história olímpica do país.

Referência internacional e um dos cinco maiores eventos escolares do mundo, as Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012 receberam observadores internacionais de comitês olímpicos e entidades esportivas de 14 países: Alemanha, Argentina, Bangladesh, Camboja, Gambia, Grã-Bretanha, Haiti, Malaui, Moçambique, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Sérvia e Ucrânia. Os representantes de quatro continentes estiveram na capital mato-grossense para conhecer todos os detalhes da organização do evento. O saldo foi positivo e os observadores tiveram excelente impressão da organização dos jogos. O programa de observadores tem a chancela do COI, através da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), e desde 2007 já levou 60 visitantes internacionais às Olimpíadas Escolares.

Os locais das próximas edições das Olimpíadas Escolares já estão definidos. Em 2013, Natal (RN) receberá a etapa de 12 a 14 anos, e Belém (PA) a de 15 a 17 anos.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, corealizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoiadas pela Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.